30/03/2023 às 14h33min - Atualizada em 30/03/2023 às 14h33min

​No seu aniversário de 123 anos, Jacarezinho ganha um presente em cores

Assessoria
Assessoria
No próximo dia 2 de abril, Jacarezinho estará completando mais um ano de emancipação política e ganhará um presente de aniversário. O valioso documentário produzido pela Metrópole Filmes do Brasil em 1947, o qual retrata importantes aspectos da sociedade Jacarezinhense, foi produzido originalmente em branco e preto, mas agora também poderá ser apreciado em cores. A iniciativa é do pesquisador, psicólogo José Francisco de Souza Silva. 

Francisco, que utilizou programas de computador para estabilizar as imagens, colorizá-las e melhorar o áudio, ficou satisfeito com o resultado: “as correções não fizeram milagres já que se trata de um filme muito antigo, mas as cores trouxeram muitos detalhes que eu ainda não havia percebido, mesmo o tendo assistido muitas vezes” comenta. 

Além das melhorias na qualidade da mídia, a timeline do vídeo no YouTube está dividida por assunto, possibilitando aos pesquisadores, professores em sala de aula ou mesmo os apressados, acessarem diretamente e com mais facilidade os temas de interesse no momento. Para utilizar o recurso, deve-se acessar a descrição do vídeo. 

O material está disponível em https://youtu.be/h-d6182NJqk 

Francisco também mantém uma página no FaceBook com fotografias antigas da cidade e da região. Entre as raridades que podem ser encontradas, está um registro fotográfico do temido e conhecido fazendeiro Costa Júnior, um dos pioneiros da região. O material pode ser acessado em https://www.facebook.com/passandoaposteridade/ . 


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp