31/03/2023 às 17h30min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h01min

IDR-PR levará à ExpoLondrina tecnologias e projetos que elevam a produtividade no campo

IDR-PR na ExpoLondrina

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/IDR-PR-levara-ExpoLondrina-tecnologias-e-projetos-que-elevam-produtividade-no-campo


IDR-PR levará à ExpoLondrina tecnologias e projetos que elevam a produtividade no campo


Andrea Bonaldo
sex, 31/03/2023 - 17:30

O instituto organiza a 27ª Via Rural Smart Farm e Eventos, na qual diversas unidades didáticas apresentarão novas tecnologias com o propósito de melhorar a renda dos produtores rurais. Também serão realizados seminários, encontros e oficinas sobre temas diversos.


O IDR-Paraná vai marcar presença na ExpoLondrina com a organização da 27ª Via Rural Smart Farm e Eventos. Durante a feira, os profissionais do Instituto estarão em diversas unidades didáticas expositivas, levando novas tecnologias ao público com o propósito de melhorar a renda dos produtores rurais. Também serão realizados seminários, encontros e oficinas. Esta edição da ExpoLondrina acontecerá de 6 a 16 de abril e terá como tema “O Agro nos Move”.



“Pela primeira vez a área de negócios do Instituto estará presente na ExpoLondrina, orientando os produtores a respeito de novas oportunidades de negócios. Temos muito conteúdo, seja a produção sustentável de grãos que mostra práticas que resultam em ganhos ambientais e produtivos, seja a ação na área da promoção social e cidadania, uma das prioridades do trabalho da extensão na região Norte”, destacou Cristovon Ripol, gerente estadual do IDR-Paraná.



A Via Rural de Londrina contará 11 mil metros quadrados. Entre as ações, os técnicos pretendem despertar a atenção dos visitantes para o potencial turístico da área rural. Para tanto, o público será convidado a conhecer roteiros como a Rota do Queijo Paranaense, a Rota das Lavandas e o Caminho do Café das Mulheres, organizados pelo Instituto.



Será possível, ainda, conhecer as plantas medicinais na Casa do Chá, degustar as delícias feitas na hora na Casa do Pão e experimentar pratos culinários com produtos da região na Estação Gastronômica. Jardins com plantas ornamentais estarão por toda área do bosque, tornando a visita ainda mais agradável.



Outros espaços serão o “Memorial Era Uma Vez”, dedicado à valorização dos agricultores com a exposição de instrumentos da rotina do trabalho no campo, e a Mostra de Artesanato do Paraná, que vai levar ao público produtos da região. Diversas manifestações culturais também fazem parte da programação.



Para quem gosta de café, será possível aprender a identificar a qualidade da bebida, conhecer as boas práticas de manejo do cafezal e a história da cafeicultura no Museu do Café da UEL.



Os benefícios do sistema de plantio direto na produção de grãos sustentáveis, detalhes da produção do fio de seda e orientações para tornar a agricultura mais lucrativa também serão abordados nas unidades demonstrativas organizadas pelo IDR-Paraná. Em outra frente com foco na renda, a Via Rural Smart Farm apresentará as oportunidades de negócios para os produtores e pecuaristas, com orientação sobre procedimentos para a efetivação de parcerias.





SUSTENTABILIDADE – O IDR-PR também vai apresentar o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), que incentiva a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial energia solar, biogás e eólica nas propriedades rurais. O objetivo é, além de proteger o meio ambiente, reduzir os custos, contribuindo para elevar a renda do produtores.



Os extensionistas prestarão esclarecimentos a respeito das alternativas disponíveis para o agricultor produzir energia limpa, orientando os interessados sobre a implantação de projetos que podem ser viabilizados por meio do programa, que coloca à disposição linhas de financiamento, com possibilidade de equalização de taxas de juros para utilização destas tecnologias.



A unidade de Horticultura e Agroecologia apresentará produtos para o controle biológico das pragas e doenças, o cultivo de flores como alternativa econômica, hortas verticais, plantio de frutas e informações sobre o processo para certificação dos produtos orgânicos. Haverá também uma unidade especialmente voltada ao cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.



Além disso, atualmente existem vários sistemas de produção de alimentos orgânicos que aplicam tecnologias de baixo custo e adaptados a diferentes modelos de produção sustentável em Agrofloresta. Essas iniciativas usam o solo combinando, em uma mesma área e em um determinado tempo, o cultivo de frutíferas, hortaliças, madeira e espécies que adubam a terra. Essa tecnologia será apresentada por profissionais do IDR-Paraná e parceiros que atuam com agroflorestas.



Agroindústrias e cooperativas familiares assistidas pelo IDR-Paraná terão um espaço para comercializar seus produtos. É uma forma de fortalecer essas organizações, promovendo a diversificação produtiva, além de estimular as economias locais.





AÇÃO SOCIAL – Uma das unidades expositivas do Instituto vai mostrar trabalhos realizados junto à população rural em situação de vulnerabilidade social. Entre essas ações estão a implantação de saneamento básico nas residências rurais e a assistência aos povos de 14 terras indígenas paranaenses.



A Via Rural vai divulgar o programa Nossa Gente Paraná-Renda Agricultor Familiar, resultado da parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e Família e da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e prefeituras. O público atendido pelo programa recebe recursos para investir na produção de alimentos para o autoconsumo ou na melhoria das moradias, com a instalação de sistemas de saneamento básico. Por meio desta ação, as famílias também têm acesso a serviços de saúde, habitação, trabalho e educação.



O IDR-Paraná também é o executor do programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais, cujos resultados serão apresentados na feira. O programa transfere recursos federais às famílias carentes, que podem investir na diversificação da produção de alimentos ou em atividades geradoras de renda.





PECUÁRIA LEITEIRA – A produção de leite estará presente em três estações didáticas que mostrarão o trabalho realizado pelo IDR-Paraná junto à essa cadeia produtiva. Ganha destaque a produção do alimento oferecido ao animal com planejamento forrageiro, que deve ser adotado pelos produtores. Também não foram esquecidos o preparo, o manejo e conservação do solo das áreas de pastagens. Os visitantes também poderão conhecer variedades de forrageiras, além de todo o processo da cadeia do leite.



TECNOLOGIA - No dia 11, às 9h, os extensionistas do IDR-Paraná estarão no pavilhão da Smart Agro para lançar o Atlas Climático do Estado do Paraná (ClimAtlas-19) e três aplicativos: IDR-Clima, Estiagem Paraná e GID PRAGAS SOJA – este último para identificar as principais pragas desta cultura. Também será lançado o Edital de Inovação Aberta do IDR-Paraná Push Innovation Paraná 2023 que promove a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação mediante o estabelecimento de parcerias entre o IDR-Paraná e startups.















Conteúdo sob responsabilidade da Agência Estadual de Notícias. Material replicado via RSS.



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/IDR-PR-levara-ExpoLondrina-tecnologias-e-projetos-que-elevam-produtividade-no-campo
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp