11/04/2023 às 09h53min - Atualizada em 11/04/2023 às 09h53min

​Professores participam de lançamento do livro “Direitos Humanos em Perspectiva” no Shopping Curitiba

Um dos colaboradores da obra é o Professor Dr. Fábio Gabriel de Joaquim Távora

Assessoria
Assessoria
Santo Antônio da Platina – Direitos Humanos em Perspectiva, volume 1, é o livro que será lançado nesta terça-feira, dia 11 de abril, às 19h30, na Livrarias Curitiba, no piso L1, Loja 126 do Shopping Curitiba, que fica na rua Brigadeiro Franco, na capital paranaense.  Trata-se de uma coletânea que reúne artigos de pesquisadores de diversas instituições objetivando esclarecer sobre a importância do respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana. Representam a obra neste evento os organizadores Fábio Antonio Gabriel e Herbert Almeida.

Os artigos apresentam diversas perspectivas para se entender os Direitos Humanos aplicados à dimensão da luta contra a violência contra a mulher, ao respeito para com pessoas que são excluídas da sociedade. A obra é prefaciada pelo Professor Doutor Fernando Brito da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp).

A obra Direitos Humanos em Pespectiva, publicada pela Editora Schreiben, traz como organizadores Ana Lúcia Pereira, Edimar Brígido, Fábio Antonio Gabriel, Herbert Almeida e Mércia Miranda Vasconcelos Cunha. Vale ressaltar que o livro, além da versão impressa, também está disponível gratuitamente (Ebook) no endereço: www.coletaneascientificas.com.

O livro conta com 110 páginas onde o leitor se delicia com um texto bem informativo que expõe “Uma análise dos direitos humanos na proteção das mulheres na Lei Maria da Penha”, “Apatridia: a triste realidade de milhões de pessoas em meio à pandemia da Covid-19”; “A importância do respeito à realidade local para o exercício do direito humano fundamental ao saneamento básico em municípios de pequeno porte”, entre outros tópicos bastante relevantes para nossa realidade contemporânea. 

Não se pode negar que a obra é bem interessante para nossos dias já que várias instituições nos diversos Estados a nível global, têm se reunido e dedicado para refletir e debater sobre o cumprimento e a violação dos direitos humanos em todo o mundo. A apresentação da obra ficou por conta do Professor Doutor Tiago Tendai Chingore que destacou: “espera-se que os temas apresentados, muitos dos quais circunscrevem-se ao contexto brasileiro, mereçam atenção dos leitores”. Ainda de acordo com ele “falar sobre Direitos Humanos, constitui um dos temas mais candentes da atualidade, tendo em conta que, é de grande importância para a construção de uma sociedade mais livre e humanitária, se olharmos para o atual momento em que o Brasil em especial e o mundo em geral, vivemos diariamente lutando contra alguns retrocessos”, diz o Professor Doutor Chingore, da Universidade Licungo, Faculdade de Letras e Humanidades, de Moçambique, País localizado no Sul do continente Africano.

Representando os cinco organizadores da obra Direitos Humanos em Perspectiva, Fábio e Herbert estarão no lançamento em Curitiba nesta terça-feira. Herbert Almeida, natural de Curitiba, é Advogado (FDC) e Administrador (UFPR), ex-diretor do Sesc/PR, ex-membro da comissão OAB vai à Escola; Pós-graduado em Administração Esportiva pela EU/UFPR e em Direito Público pela Unirondon (MT).

O Professor Fábio Gabriel é de Joaquim Távora, Norte Pioneiro do Paraná e trabalha também na Uenp/Campus Jacarezinho/PR e no Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina. Ele é Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Licenciado em Filosofia; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras, em Pedagogia, Ciências Sociais. Especialista em Ética, em Ensino de Filosofia e Sociologia, em Ensino Religioso e desenvolveu estágio pós-doutoral em Educação na UEPG.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp