24/04/2023 às 20h50min - Atualizada em 24/04/2023 às 20h50min

Jacarezinho terá filial da APEIE para promover equoterapia para crianças autistas

JNN
Divulgação
Jacarezinho, cidade localizada no norte do estado do Paraná, terá nos próximos meses uma filial da APEIE (Associação Paranaense de Equoterapia e Inclusão Equestre). O objetivo do programa é oferecer acompanhamento para crianças autistas por meio da equoterapia, um método terapêutico que utiliza cavalos para promover melhorias físicas, psicológicas e sociais.

Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (24) entre o prefeito Marcelo Palhares, o secretário municipal de Saúde João Luccas Thabet Venturine e representantes da APEIE, Viviane Coccia e Thaís Coccia, foram definidos detalhes para a implantação do programa em Jacarezinho.

De acordo com as representantes da APEIE, a filial da associação deve beneficiar dezenas de crianças com diferentes níveis de autismo em um formato já reconhecidamente eficiente no contato entre pacientes e os animais.

O prefeito Marcelo Palhares se mostrou entusiasmado com a implantação do programa em Jacarezinho. "Para nós é sempre uma alegria poder implantar ou aprimorar qualquer tipo de ação que venha para trazer mais inclusão para quem precisa de apoio do poder público para se desenvolver. É um projeto muito bonito e que sem dúvida vai proporcionar muito mais qualidade de vida para os beneficiados", afirmou.

A equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como um método terapêutico complementar, e é indicada para pessoas com autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiência visual, entre outras condições. A terapia com cavalos pode ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, no equilíbrio, na autoestima e na comunicação dessas pessoas.

Com a implantação da filial da APEIE em Jacarezinho, a cidade se junta a outros municípios do Paraná que já oferecem o programa, como Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Londrina.

 


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp