26/04/2023 às 12h11min - Atualizada em 26/04/2023 às 12h11min

​UENP terá espaço voltado ao desenvolvimento de atividades e protótipos de produtos

Assessoria
Assessoria
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná apresentou aos docentes dos três campi da Instituição o trabalho que tem sido realizado para instalação do Espaço Maker da UENP. A reunião online buscou verificar demandas da comunidade acadêmica que possam ser atendidas pelo Espaço.

Coordenado pela Proec e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG), o projeto foi idealizado junto ao Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação e se constituirá de uma área voltada ao desenvolvimento de atividades e protótipos de produtos. O Espaço Maker disponibilizará materiais, dentre eles, computadores, impressora 3D e cortadora laser, que poderão fomentar atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Durante a apresentação do espaço, o diretor de Extensão da UENP, José Antonio Marcelino, explicou que a Educação Maker visa a uma aprendizagem ativa. No espaço, incentivados pelos docentes que atuarão como mediadores, os estudantes poderão aprender por meio de atividades práticas que envolvam tentativas de acertos e erros, visando desenvolver suas habilidades de resolução de problemas de forma colaborativa e criativa. “Dessa forma, é possível que os estudantes desenvolvam habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe, além de comprometimento e responsabilidade”, completa Marcelino.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, a importância de se estruturar o projeto do Espaço Maker se dá nas mais diversas áreas do conhecimento, uma vez que seu desenvolvimento não é voltado apenas a um curso específico. “Um exemplo é que os cursos da área da saúde podem utilizar esse espaço para criações de peças, como próteses; os alunos da área da educação podem utilizar para criação de jogos didáticos que apliquem diversas metodologias de ensino. Há uma infinidade de possibilidades para todos os cursos da nossa Instituição”, comenta.

Rui explica ainda que os professores e acadêmicos da Universidade serão capacitados através de cursos para conhecer mais do espaço, da cultura maker e do manuseio dos equipamentos e materiais para que, posteriormente, venham a utilizar o local e auxiliar nas atividades. “O espaço não será apenas para impressão e confecção de produtos, mas também para compartilhamento de ideias, experiências e planejamento de futuros projetos”, destaca o pró-reitor.

Além da comunidade acadêmica, o Espaço Maker beneficiará também a comunidade externa através dos produtos que serão futuramente gerados pela Instituição. “Além disso, após a consolidação do espaço, ele será aberto para a comunidade, que poderá também pensar e produzir produtos utilizando os materiais e recursos dos quais a Universidade dispõe. O espaço atende a Universidade em todos os seus contextos, além de beneficiar a sociedade”, destaca Rui. 

Para a diretora da Agência de Inovação Tecnológica da UENP, Mayra Gallo, através do Espaço Maker, os projetos de extensão tecnológica vinculados à Universidade poderão ser impulsionados. “O Espaço Maker abrigará alguns equipamentos adquiridos com recursos da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação, como a cortadora laser. Então pensamos, por intermédio da AITEC, impulsionar o desenvolvimento dos projetos de extensão tecnológica e, até mesmo, projetos de ensino e educação empreendedora dos docentes da nossa Universidade, visando à utilização do espaço”, disse.

PARCERIAS

A UENP faz parte do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP), junto ao Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Jacarezinho e outras instituições. Através dessa parceria, em 2023, a UENP participará do Projeto NP Maker, que ministra cursos de formação em robótica para professores da rede de educação básica.

“Neste ano, pela primeira vez, a UENP ministrará o curso com o IFPR. O processo de formação abrigará, inclusive, o Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio. O curso está sendo preparado com aulas remotas e presenciais e atividades de monitoria para alunos que, inclusive, ocorrerão no Espaço Maker”, comemora Mayra, informando que o curso está em fase de estruturação.

Além do pró-reitor de Extensão e Cultura, do diretor de Extensão e da diretora da AITEC, participaram da reunião de apresentação o pró-reitor de Pós-Graduação, Jorge Sobral da Silva Maia; a diretora de pesquisa, Barbara Nivalda Palharini Alvim Sousa; o diretor de pós-graduação, Marcos Augusto Alves da Silva, e professores dos campi de Cornélio Procópio, de Jacarezinho e Luiz Meneghel, de Bandeirantes.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp