28/04/2023 às 11h29min - Atualizada em 28/04/2023 às 11h29min

​Servidor da UENP conclui curso promovido pelo MEC sobre Gestão da Inovação

O Programa de Qualificação em Gestão da Inovação foi oferecido para profissionais da área da educação em parceria do MEC com a instituição alemã STEINBEIS

Assessoria
Assessoria
O diretor de Materiais da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Marcos Rogério Correia da Silva, concluiu o Programa de Qualificação em Gestão da Inovação (Programa Innovation Management Professional – IMP), que foi oferecido pela STEINBEIS – SIBE do Brasil em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

A instituição alemã tem foco em negócios, capacitação e inovação e ofereceu o curso para profissionais que trabalham na área da educação. Para Marcos, a experiência com os excelentes professores propiciou um grande aprendizado sobre liderança, inteligência emocional e gerenciamento de projetos. “As aulas se deram com foco máximo nos aspectos práticos da gestão de projetos e uso de metodologias como Design Thinking. O projeto resultante do curso foi concebido e aprimorado ao longo do curso e desenvolvido a cada aula. O curso possibilitou inúmeras e excelentes interações com servidores públicos das mais diversas instituições do país, cito como exemplo uma auditora do TCU, cujo compartilhamento de sua experiência no módulo de Ideação inspirou-me no desenvolvimento de minha solução de inovação”, contou.

O projeto desenvolvido por Marcos foi “VerdeLic: metodologia multidisciplinar de análise de contratações sustentáveis”, orientado pela professora Flávia Couto Ruback Rodrigues, Diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. O diretor de materiais explica que o projeto surge como uma metodologia de inserção de critérios de sustentabilidade nos processos licitatórios, em consonância com a Resolução Nº 002/2020 – CONSUNI/UENP, que estabelece as principais diretrizes na dimensão ambiental a serem adotadas em todas as atividades executadas pela UENP.

“Trata-se, essencialmente, de uma equipe multidisciplinar pensada para um trabalho colaborativo que, além de possibilitar a produção de saberes necessários para o desenvolvimento do ensino e pesquisa, teria como um dos motes fundamentais iniciar uma mudança de cultura organizacional necessária à implementação de Estudos Técnicos Preliminares Sustentáveis na fase preparatória das licitações”, explica. Segundo ele, a equipe multidisciplinar possibilita a construção dinâmica de novos espaços e formas de construção e compartilhamento dos saberes correlatos ao compromisso assumido pela universidade com a Educação Ambiental e tendo a sustentabilidade como causa estabelecer a interdisciplinaridade como caminho.

O projeto Verdelic estabeleceu como raio de ação 5 pontos focais para atuação: Eficiência do processo produtivo; Vida útil e custo de manutenção do objeto; Impactos do objeto na natureza e análise de toxicidade de materiais; Eficiência na utilização de recursos naturais como água e energia; Gestão de resíduos, reciclagem e logística reversa. “O projeto já foi tramitado via processo para a Assessoria de Gestão de Políticas de Sustentabilidade. Neste sentido estamos engendrando os esforços para implementação do projeto”, relatou.

“A eficiência da administração pública, sobretudo no que concerne ao desafio das instituições de ensino superior há que se ter foco estratégico no fortalecimento do Capital Intelectual dos servidores agentes universitários. A mais importante conclusão que se extrai deste trabalho é que cada vez mais devemos promover e motivar os servidores técnicos em favor dos interesses da institucionais e sociais, proporcionando um atendimento de qualidade à sociedade”, frisou Marcos.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp