05/05/2023 às 16h18min - Atualizada em 05/05/2023 às 16h18min

Pint of Science 2023: evento científico internacional acontecerá pela primeira vez em Jacarezinho

Evento busca aproximar a ciência da população de forma descontraída e acessível

JNN com assessoria
O Pint of Science 2023 será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Jacarezinho, com o apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jacarezinho e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O evento é o maior festival de divulgação científica do mundo e tem como objetivo tornar a ciência mais acessível à população, estabelecendo um diálogo aberto e informal entre cientistas e o público em geral. O festival busca inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.

O Pint of Science é realizado em ambientes descontraídos e informais, como bares e restaurantes, para que o público possa ter uma experiência única e divertida. No Brasil, o evento será realizado em 123 cidades, incluindo 20 capitais e o Distrito Federal. Em Jacarezinho, o festival ocorrerá no Açaí Wave e no Barbarril.

O professor João Leonardo Violin, do IFPR, que coordena o evento em Jacarezinho, explica que o município é um centro universitário com uma ampla gama de cursos superiores de diversas áreas, mas muitas das pesquisas desenvolvidas pelas universidades não são conhecidas pela comunidade externa. O principal objetivo do Pint of Science é traduzir essas pesquisas e os temas científicos para uma linguagem mais acessível, abordando diversos temas que vão da tecnologia a discussões filosóficas.

A programação do evento inclui debates, mesas redondas e palestras de pesquisadores da região, incluindo professores da UENP e do IFPR. O Pint of Science Brasil 2023 é um evento gratuito, aberto ao público e ocorre durante o horário normal de funcionamento dos estabelecimentos participantes.

O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. Criado em 2012 na Inglaterra, o festival chegou ao Brasil em 2015 e, desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

 


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp