07/05/2023 às 09h35min - Atualizada em 07/05/2023 às 09h35min

​Trilhas de inovação vão fomentar a criação de startups no norte pioneiro

Workshops são voltados para estudantes dos ensinos técnico e superior e serão realizados em cinco instituições de ensino da região, nos meses de maio e junho

Assessoria
Cinco trilhas de inovação foram desenvolvidas para apoiar a criação de startups no norte pioneiro do Paraná em 2023. A programação dos workshops, voltados para estudantes dos ensinos técnico e superior, começa neste mês e vai até junho. A participação é gratuita e os melhores projetos serão selecionados para expor suas ideias na GeniusCon 2023, a maior feira de tecnologia, inovação e empreendedorismo da região, em outubro.

Neste ano, as trilhas serão realizadas pelo Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná e pelo Sebrae/PR no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Seiji Hatanda, de Ibaiti; na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) Campus Jacarezinho e Campus Bandeirantes; na Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi), de Santo Antônio da Platina; e no CEEP Ozório Nogueira, de Bandeirantes.

Os conteúdos das trilhas abrangem temas como inovação, startup e o futuro dos negócios; ideação e consumidor 4.0; design thinking; canvas e pitch; e apresentação da pitch – o resumo do projeto a investidores. Serão cinco encontros presenciais com o objetivo de preparar os alunos para transformar uma ideia em negócio por meio de metodologias e ferramentas inovadoras e ágeis.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, explica que os workshops preparam os jovens para ingressar no processo de ideação de startups – momento de tirar a ideia do papel, fazer pesquisas, entender o público-alvo, os problemas que precisam ser solucionados, até chegar ao protótipo de um produto ou serviço.

“É a fase inicial de um projeto empresarial e parte do trabalho que realizamos, de fomentar a cultura da inovação no norte pioneiro. Na GeniusCon, as equipes poderão participar apresentando seus projetos para a comunidade e para investidores”, explica.

O presidente do SRI do Norte Pioneiro, Hugo Correa, lembra que as trilhas marcaram o início do trabalho focado na inovação na região e que as capacitações devem ser estendidas aos 12 municípios que hoje compõem a governança.

“Muitas boas ideias têm surgido e, agora, precisamos investir em processos de pré-incubação e incubação desses projetos. É mais um passo que o ecossistema dará, com apoio do Sebrae/PR, para criar condições favoráveis ao desenvolvimento de novos negócios”, afirma.

A coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) da Uenp, Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho, diz que as trilhas nos dois campi iniciarão na próxima terça-feira (9) com um evento de sensibilização e divisão das equipes de trabalho. A oportunidade é oferecida para estudantes de todos os cursos.

Os workshops serão realizados semanalmente, as equipes contarão com mentorias e, no último encontro, apresentarão as ideias a uma banca avaliadora formada por professores e representantes do SRI e do Sebrae/PR. Os melhores projetos receberão apoio para desenvolver as soluções e apresentá-las na GeniusCon.

“Uma das funções da Aitec é promover a cultura da inovação e empreendedorismo na universidade e a realização das trilhas auxiliam nesse processo”, destaca.

Os alunos interessados em participar da programação devem buscam informações nas instituições parceiras.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp