11/05/2023 às 10h52min - Atualizada em 11/05/2023 às 10h52min

Secretaria de Saúde de Jacarezinho realiza pulverização contra Aedes aegypti em empresas e oficinas

JNN com Assessoria
Assessoria
O Departamento de Vigilância Sanitária/Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho, realizou nesta terça-feira (11) pulverizações de inseticida contra o Aedes aegypti nas empresas e oficinas localizadas às margens da BR-153. O trabalho de pulverização com bomba costal ocorreu nas oficinas do Japonês, Celsinho, Toldos Líder, na antiga oficina Nogari e em outros locais nas imediações.

O objetivo da ação é eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, evitando a proliferação dessas doenças no município. No entanto, a comunidade também precisa colaborar, eliminando focos de água parada em suas casas e terrenos, já que esses são locais propícios para a reprodução do Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da prevenção e do combate à dengue, uma vez que a doença afeta a todos e seu controle é um dever de todos nós.

A dengue, a chikungunya e o zika vírus são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Essas doenças apresentam sintomas semelhantes, mas também têm algumas diferenças.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, cansaço e vermelhidão na pele. Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para a forma hemorrágica, que pode causar sangramento e levar à morte.

A chikungunya também causa febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça e vermelhidão na pele. No entanto, a chikungunya é mais conhecida por causar fortes dores nas articulações, que podem durar meses e até anos, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

Já o zika vírus apresenta sintomas semelhantes aos da dengue e da chikungunya, como febre, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça e vermelhidão na pele. No entanto, o zika vírus tem sido associado a complicações neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré e a microcefalia em bebês nascidos de mães infectadas durante a gestação.

É importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de evitar a transmissão dessas doenças. Medidas simples, como evitar água parada e usar repelentes, são eficazes na redução do risco de infecção. Caso apresente sintomas suspeitos, é importante buscar atendimento médico imediatamente.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp