18/05/2023 às 15h03min - Atualizada em 18/05/2023 às 15h03min

​Museu de Arte e Cultura Popular da UENP celebra dia Internacional dos Museus

Assessoria
Registros fotográficos dos carnavais de Jacarezinho, alegorias e fantasias carnavalescas, além da famosa guerra de confetes, são algumas das atrações da exposição “Minha terra que delícia, quantos carnavais”, em cartaz no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, que completa, em julho, um ano de existência. Neste 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu da UENP celebra a data se consolidando como um dos principais equipamentos culturais de Jacarezinho e região. O espaço museológico está instalado no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP.

Somente neste primeiro ano, cerca de duas mil pessoas visitaram o Museu. “Nesse dia internacional dos Museus, celebramos o sucesso que nosso Museu de Arte e Cultura Popular tem tido junto a toda nossa comunidade”, comemora o diretor de Cultura da UENP, James Rios. “O nosso Museu tem um compromisso efetivo com a formação de público. Temos realizado diversas ações educativas que alcançam, neste primeiro momento, os alunos das redes municipal e estadual de ensino”, acrescenta o professor.

A estudante do Colégio Luiz Setti, de Jacarezinho, Evelyn Batista, de 13 anos, conheceu o espaço que fica localizado perto da casa dela, e ficou encantada. “Nunca visitei um Museu antes. Agora tem um perto de casa. Gostei de ver meus parentes nas fotografias que sempre participaram do carnaval de rua. Depois disso, até desfilei no carnaval deste ano”, conta.

O aluno Luan de Andrade (8), da Escola Maria Tereza Quevedo, também visitou o Museu pela primeira vez. “O que mais me chamou atenção foi a sala de Carnaval de Rua, porque tem brincadeira com confetes”, disse. Já o estudante do Luiz Setti, Pedro dos Santos (11), disse que o Parque Universitário se tornou a segunda casa dele. “Desde que inaugurou, faço aulas de percussão, capoeira e ciclismo aqui. Então, não perdi nenhuma exposição”, comenta.

De acordo com James Rios, tanto a comunidade externa como a comunidade interna da UENP se beneficiam com as atividades do Museu. Semanalmente, acolhemos escolas de Jacarezinho e da região, o que nos possibilita ter uma transitividade significativa desse público. Evidentemente, os alunos da própria Universidade e de outras IES têm tido muito interesse nas exposições de arte e de cultura que temos realizado”, enfatiza James Rios.

Ao todo, 65 grupos participaram das visitas guiadas desde junho de 2022. Os visitantes são de cidades do Norte Pioneiro como Jacarezinho, Cambará e Bandeirantes, mas também de cidades de São Paulo como Ourinhos, Tejupá, Dracena, Jaquerituba. Até visitantes do Rio de Janeiro, Palmas (Tocantins) e Santana do Livramento (RS) conheceram o Museu.

Entre os eventos que movimentaram o espaço museológico nesse período estão as exposições “Minha terra que delícia, quantos carnavais”, que é permanente, e as transitórias: “Mostra de Arte Popular”, do Coletivo Novo Prisma; “Arte em papelão”, do Projeto Procura/ Cambará; “Malungueiras”, de Ivonete Alves; “37º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho” e “Joãozinho Caldeira, o Poeta de Barro”.

Além dessa exposição permanente, o Museu também recebe, eventualmente, outras exposições e obras de artistas regionais. A partir de junho, o equipamento cultural receberá, por exemplo, a exposição temporária “Carlão Arte Rua Grafiti”, que abrirá a programação do aniversário de um ano do Parque Universitário. “A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP promove essas ações para incentivar os moradores de Jacarezinho e região ao hábito de visitar nossos espaços culturais”, destaca Beatriz Cunha, assessora técnica de Cultura da Proec.

Dia Internacional dos Museus

A data é celebrada por todos os museus do país. Neste dia, os espaços museológicos têm entrada gratuita. Em Jacarezinho não será diferente. As visitas serão guiadas pela residente técnica de Gestão Cultural, Mariana Rennó, que atua no local desde a sua inauguração, em julho do ano passado. “A visita guiada é realizada após um agendamento prévio e ocorre nos períodos matutino e vespertino”, disse a residente que também é formada em História.

Segundo Mariana, o Dia Internacional dos Museus é uma oportunidade para que novos públicos conheçam o espaço museológico do Parque e para que os profissionais de museus divulguem a importância dos museus para a sociedade. “Com as crianças, o divertimento principal da sala de carnaval são as alegorias, fantasias e instrumentos de bateria, além da famosa guerra de confetes. Já com o público adulto, chama muito nossa atenção o reconhecimento nos registros fotográficos, as memórias que trazem o tempo das festas e músicas que resgatamos com a exposição”, observa Mariana.

Durante a semana, o local fica aberto ao público das 8h às 18h. O espaço está localizado na Avenida Marciano de Barros, 700, no bairro Estação, em Jacarezinho. Para saber mais sobre o Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, acesse o portal: museu.uenp.edu.br

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp