18/05/2023 às 15h35min - Atualizada em 18/05/2023 às 15h35min

​Conheça os projetos turísticos que estão transformando o Norte Pioneiro do Paraná

Rota do Rosário, Rota do Café e Angra Doce: Projetos turísticos impulsionam o desenvolvimento regional

Assessoria
O turismo no Norte Pioneiro do Paraná ganha força com projetos turísticos inovadores e ações da Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi). A região é integrada por 18 municípios e tem atraído visitantes de diversas partes do país por sua riqueza cultural, histórica e natural.

A primeira Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) federal, Angra Doce, é um dos projetos mais importantes da região e tem como objetivo desenvolver o turismo sustentável em torno do reservatório de água da usina hidrelétrica de Chavantes. A Rota do Café, outro projeto turístico da região, busca promover o turismo rural e a cultura cafeicultora da região.

Já a Rota do Rosário, lançada em 2008 pela Diocese de Jacarezinho, é um projeto de evangelização que tem como objetivo a comunhão entre santuários e a divulgação dos patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos do Norte Pioneiro aos Campos Gerais. Além disso, a Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi) é a Instância de Governança Regional incentivadora e promotora dos atrativos turísticos da região.

Segundo o presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi, a associação tem por missão ser um órgão gestor de apoio às atividades, projetos e iniciativas de turismo em sua região de abrangência, bem como, orientar e estimular os associados para atuarem na construção do desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. Além dos atrativos a Atunorpi fortalece ainda os produtos turísticos da região.

A associação também atua no assessoramento técnico em planejamento do turismo, busca novas parcerias e investimentos para a região para fortalecer a atividade turística e despertar novas vocações, além de impulsionar o reconhecimento de potenciais turísticos e procurar sempre minimizar os impactos negativos e promover a geração de renda e o desenvolvimento territorial.

É importante ressaltar que embora a associação seja responsável pelo desenvolvimento turístico regional, cada município possui um papel fundamental nesse processo. A Atunorpi atua na divulgação dos atrativos e produtos turísticos da região por meio de projetos como a Tríade do Desenvolvimento Regional, que engloba a Angra Doce, a Rota do Rosário e a Rota do Café.

Contudo, para que o turismo se desenvolva de forma plena em cada município, é necessário que os gestores locais realizem sua parte, criando políticas públicas que estimulem o turismo sustentável e investindo na melhoria das infraestruturas turísticas. Dessa forma, a parceria entre a Atunorpi e as prefeituras locais é fundamental para garantir um desenvolvimento turístico regional efetivo e duradouro.

A Rota do Rosário é uma das principais atrações turísticas da região e tem atraído visitantes de diversas partes do país. De acordo com D. Fernando José Penteado, Bispo Emérito da Diocese de Jacarezinho, a Rota do Rosário é um caminho de fé a ser percorrido e uma ação que pode ser ecumênica, pois não exclui ninguém. A rota tem ajudado a promover a evangelização a partir dos santuários e seus atrativos, além de valorizar o patrimônio cultural, histórico e arquitetônico da região.

A região do Norte Pioneiro do Paraná tem se destacado cada vez mais no cenário do turismo nacional, graças aos seus projetos inovadores e à atuação da Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi). Com uma ampla diversidade de atrações, a região tem atraído cada vez mais visitantes que buscam conhecer as belezas naturais, históricas e culturais da região.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp