23/05/2023 às 23h36min - Atualizada em 23/05/2023 às 23h36min

​Uma verdadeira aula de valores nos Jogos Escolares

Marcos Júnior
Marcos Júnior
Uma das principais atribuições dos Jogos Escolares é o aprendizado, disciplina e garra. Os valores que ajudarão as crianças e os adolescentes durante toda a vida. Com o esporte os estudantes aprendem a lutar por seus objetivos e a trabalhar em equipe.

A manhã desta terça-feira, 23, foi marcante na quadra da Escola Deliberador em Sertanópolis que acontece as partidas de handebol da fase regional dos Jogos Escolares de Londrina. A partida já se encaminhava para o final entre o Colégio Biodiversidade de Londrina e o Colégio Julia Wanderley de Prado Ferreira e um dos momentos mais marcantes da competição aconteceu.

O aluno do Colégio Biodiversidade, o jovem Arthur Gustavo Silva Carvalho, 15 anos, é autista e fez as pessoas que estavam no ginásio inteiro cair ‘uma lágrima’. Aconteceu o primeiro gol numa competição profissional. Palmas, lágrimas e muitos gritos naquele momento.

O professor Leandro Vinicius Floriano explica que ele começou no handebol no ano passado, mas é um menino esforçado e dedicado. “É a primeira competição que ele participa fora da cidade. A mãe estava com medo, pois poderia ser difícil, mas precisamos destacar sobre respeitar a limitação do outro”, comenta.

Ele ainda ressalta que Arthur sempre fica mais reservado, mas sempre é destacado que todos são importantes na equipe. “Estamos cinco dias juntos. Somos um irmão do outro. Fizemos uma dinâmica no grupo e ele sempre está interagindo”, complementa. 

A mãe Roberta Carvalho de Souza chorou no momento. Ela ressaltou sobre a inserção do seu filho na competição. “Todos abraçaram o Arthur e espero que ele desenvolva mais, pois ele tem capacidade e precisa realmente dessa inclusão para que ele tenha oportunidade de crescimento pessoal. Estou sem palavras para o dia de hoje”, comenta. 

Mas para que tudo desse extremamente certo, o técnico Marcos Antônio do Colégio Estadual Julia Wanderley de Prado Ferreira esteve junto. “Quando o professor falou sobre a situação. Na hora já disse que iria acontecer. Colaborar faz toda a diferença. Estamos aqui para ensinar valores que levarão na prática na vida deles”, comenta. 

Os JEPS são uma realização do Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte, Secretaria de Estado da Educação, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e da Federação Paranaense do Desporto Escolar.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp