01/06/2023 às 17h10min - Atualizada em 02/06/2023 às 00h01min

Pnatrans Paraná quer sensibilizar municípios para aumentar segurança no trânsito

Pnatrans Paraná quer sensibilizar municípios para aumentar segurança no trânsito

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Pnatrans-Parana-quer-sensibilizar-municipios-para-aumentar-seguranca-no-transito
Pnatrans Paraná quer sensibilizar municípios para aumentar segurança no trânsito


Rosemeiry Tardivo
qui, 01/06/2023 - 17:10

Grupo técnico para implementação das ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito também discutiu como levar às pessoas segurança no trânsito de forma humanizada.


A criação de uma estratégia para sensibilizar os municípios paranaenses sobre a questão de segurança viária foi um dos assuntos debatido na reunião grupo técnico para implementação, no Paraná, das ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A reunião aconteceu nesta quarta-feira (31), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.



O encontro também tratou da proposta de levar às pessoas segurança no trânsito de forma humanizada, em que cada agente entenda suas responsabilidades, e da elaboração do Regimento Interno do grupo que coordena a execução do plano em nível estadual.



O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Pnatrans, ainda em 2021, e está alinhado com a agenda global de segurança viária. O Plano Nacional tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período. Isso colabora estrategicamente com a saúde pública e previdência.





A participação de diferentes setores da sociedade envolvidos no contexto do trânsito para desenvolver ações voltadas a reduzir acidentes com mortos e feridos foi destacada diretor-presidente do Detran-Paraná, Adriano Furtado, que coordenou o encontro. “É fundamental o envolvimento, atuante, de órgãos e entidades de diferentes setores da sociedade para juntos atingirmos os objetivos do Pnatrans”, disse.



Segundo ele, a partir das ideias elencadas no encontro serão discutidas ações concretas para inspirar um trânsito mais seguro.



O representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Mauro Gil Meger, também participou do encontro. Ele apresentou um livro publicado em parceria com Universidade Federal do Paraná (UFPR). A publicação “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – O papel dos municípios” traz conceitos, procedimentos e diretrizes para que as gestões municipais possam iniciar uma política local de segurança viária, em parceria com ações estaduais e federais.















Conteúdo e fotos sob responsabilidade da Agência Estadual de Notícias. Material replicado via RSS.



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Pnatrans-Parana-quer-sensibilizar-municipios-para-aumentar-seguranca-no-transito
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp