02/06/2023 às 14h20min - Atualizada em 02/06/2023 às 14h20min

​Pesquisadores em Educação lançam coletânea para promover avanços na área educacional

Obra que aborda fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas

Assessoria
Assessoria
No dia 5 de junho de 2023, os pesquisadores Professora Ana Lúcia Pereira da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), juntamente com os professores Antônio Carlos de Souza da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Elisângela Moreira da UENP e Flávia W. M. Martinez da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançarão a coletânea de artigos intitulada "Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação" (volume 7). O lançamento ocorrerá na Livraria Curitiba, localizada no Shopping Palladium, em Ponta Grossa.

Essa obra, organizada pelos pesquisadores mencionados, apresenta uma compilação de artigos que exploram diversas pesquisas em educação contemporânea. Composta por sete volumes, a série de coletâneas tem como objetivo compartilhar conhecimentos e promover discussões sobre fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação. Os pesquisadores acreditam que refletir sobre esses fundamentos e avanços na área é de extrema importância, especialmente em uma época em que o conhecimento humano e as relações estabelecidas entre o indivíduo e o mundo são afetados por polaridades que carecem de embasamento científico.

A Profa. Dra. Ana Lúcia Pereira, professora do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG, afirmou: "Pensar e refletir sobre os fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em Educação sempre foi de extrema importância. Mas, na contemporaneidade, isso se faz urgente, principalmente quando o conhecimento humano e as relações que se estabelecem entre o sujeito e o mundo se veem permeados por polaridades que não estão fundamentadas na cientificidade. Portanto, a obra busca contribuir para essas discussões a partir de diferentes perspectivas para a construção de uma educação mais criativa, crítica, solidária e que objetiva a transformação social".

Entre os pesquisadores que contribuíram com artigos na coletânea, há ex-alunos dos programas de mestrado e doutorado em educação da UEPG, como Adriano Charles Ferreira, Aldimara Catarina Brito D. Boutin e Ana Keli Moletta (esta última realizou estágio pós-doutoral em educação pela UEPG), além de Fábio Antônio Gabriel. Também participaram do projeto outros professores da UENP, como João Vicente Hadich Ferreira, Suédina Brizola Rafael Rogato e Patrícia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi.

A obra é composta por 10 artigos, que contam com a participação de pesquisadores de diversas instituições, incluindo seus orientandos. O prefácio foi escrito pela Profa. Analígia Miranda, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que afirmou: "Ao reunir uma multiplicidade de olhares e abordagens teóricas em um palco multifacetado, esta obra instrumenta o leitor para questionar, examinar e fomentar novas perspectivas sobre o campo educacional na sua complexidade e dinamicidade histórica".

Fábio Antônio Gabriel, um dos idealizadores das coletâneas sobre educação e professor contratado da UENP, mencionou que a ideia de organizar essas obras surgiu em 2012, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, em conjunto com outros colegas do curso de filosofia. Inicialmente, pensava-se em uma única obra, mas o projeto foi se expandindo e diversos volumes foram lançados desde então. Fábio Gabriel também é professor da educação básica no NRE de Jacarezinho.

Os interessados em consultar as coletâneas sobre educação podem acessar o site www.coletaneascientificas.com, onde alguns e-books estão disponíveis gratuitamente.

Os autores Adriano Ferreira, Aldimara Boutin, Ana Lúcia Pereira, Carolyne Santos, Júlia Ziroldo, Elisângela Moreira, Patrícia Navi e Fábio Gabriel estarão presentes para autografar os exemplares na Livraria Curitiba, localizada no Shopping Palladium, em Ponta Grossa, na próxima segunda-feira.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp