29/06/2023 às 10h19min - Atualizada em 29/06/2023 às 10h19min

Centro de Documentação Histórica da UENP atua na preservação da memória regional

Assessoria
Assessoria
O Centro de Documentação Histórica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) tem ampliado sua atuação, visando recolher, guardar e preservar a história e a memória da população da região de abrangência da instituição. Contando com um vasto acervo constituído por documentos, fotografias, mapas, periódicos e livros, o patrimônio documental busca também servir de apoio à pesquisa.

“É a partir de documentos que o historiador produz história, e é a partir deles, também, que professores de História podem ensiná-la aos seus alunos, através de um contato com as fontes de forma muito mais crítica, criativa e próxima da realidade”, comenta a professora e coordenadora do CEDHIS, Janete Leiko Tanno.

A professora explica que o espaço foi pensado para servir de apoio à pesquisa e à reconstrução da memória regional. “O CEDHIS, através de seu acervo, proporciona um mergulho mais profundo às particularidades da construção sociocultural da região, compreendendo os agentes responsáveis por sua formação”, acentua. O Centro trabalha com a inserção histórica dos mais diferentes grupos sociais e étnicos, preocupando-se em preservar as experiências de todos os cidadãos.

“Pode-se entender a história regional para além da memória histórica elitista, inscrevendo nela a vivência de ricos e pobres, fazendeiros, sitiantes e colonos, políticos, médicos, pedreiros, lavadeiras, prostitutas, negros, brancos e índios, imigrantes e migrantes. Todos aqueles dos quais restaram vestígios podem ser preservados e estudados dentro do CEDHIS”, disse a professora.

A importância do Centro de Documentação para a comunidade externa está voltada à guarda, à valorização e à preservação da memória para que esses grupos, esses personagens possam ser relembrados e valorizados, enfatiza a coordenadora. “A partir dessa documentação pode-se viabilizar, propor inúmeras ações e projetos com a comunidade escolar, com as crianças”, ressalta.

O CEDHIS foi sendo moldado de acordo com os acervos recebidos ao longo do seu processo de constituição, que teve início em 2012. Atualmente, o Centro de Documentação Histórica da UENP conta com seis acervos: Coleção Celso Rossi, Coleção Costa Lima, Coleção IBGE, Coleção de Mapas Históricos de Jacarezinho, Fundo Fazenda das Antas e diversos periódicos jacarezinhenses.

“Com o Centro de Documentação, os pesquisadores e alunos vêm encontrando muito material enriquecedor para suas pesquisas, proporcionando uma alternativa a mais para o desenvolvimento de projetos”, ressalta Jorge Fernando da Silva Filho, bolsista e residente no Centro de Documentação.

O CEDHIS está localizado no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para a realização de pesquisas, é necessário preencher um formulário no Google Forms informando a intenção de pesquisa e consulta, sendo a visita agendada com os devidos acompanhamentos e procedimentos.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp