30/06/2023 às 12h54min - Atualizada em 30/06/2023 às 12h54min

​Parque Universitário celebra um ano de atividades com mais de 10 mil visitações

Assessoria
Assessoria
O Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) completa um ano de existência na sexta-feira, 30 de junho, consolidando-se como um dos principais espaços de esporte, cultura e lazer de Jacarezinho e região. Pelo menos 10 mil pessoas visitaram o local nesse período.

De acordo com o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, o Parque trouxe à Universidade uma mudança na realidade das ações de cultura. “Este equipamento cultural trouxe à população carente atividades e oficinas, oportunizou a expansão desses serviços para quem não pôde ter acesso antes. A UENP caminha sempre com a perspectiva de figurar como uma instituição promotora de cultura, que tem esse compromisso da salva guarda da memória cultural do Norte do Paraná. Além disso, o Parque é um espaço onde desenvolveremos toda a inovação da nossa região com a AGEUNI e com a Editora”, destaca.

Atualmente, o Parque conta com o Museu de Arte e Cultura Popular, o Galpão Cultural Romano Nunes “Cabelo” e o Centro de Documentação Histórica, que são instrumentos importantes para a valorização da arte e cultura da região Norte do Paraná. O espaço possui também pista de MTB XCO, pista de corrida Cross Country, o Bosque UENP Sustentável e dois projetos em execução: o Inventário Cultural do Norte do Paraná e o Serviço de Atendimento ao Artista e Trabalhador da Cultura.

No Parque, crianças e adolescentes têm oportunidade de participar das atividades culturais no Galpão Cultural, como as oficinas permanentes da Prefeitura de Jacarezinho de pintura, capoeira, teatro, balé, karatê, yoga e percussão carnavalesca; e as aulas ofertadas pelo projeto Musicou de canto coral, violão, percussão e iniciação musical.

“O Parque Universitário, de maneira geral, é o primeiro equipamento cultural que a Universidade tem e que acolhe outros equipamentos como o Museu, o Centro de Documentação, o Galpão Cultural, e são de fundamental importância para que a gente possa consolidar as nossas ações”, acentua James Rios, diretor de Cultura da UENP.

Somente o Museu recebeu mais de mil visitantes neste primeiro ano, dentre alunos da rede pública e também estudantes do curso de História da UENP. Atualmente, o Galpão Cultural tem 226 inscritos nas 12 oficinas (yoga, capoeira, violão, pintura e desenho, ballé, teatro, percussão carnavalesca, canto, coral e percussão) promovidas pelo Parque Universitário em parceria com empresas privadas e a Prefeitura de Jacarezinho. O Centro de Documentação possui seis acervos: Arquivo IBGE; Coleção Celso Antônio Rossi; Acervo Fazenda das Antas; Acervo Antônio José da Costa Lima; Coleção de Mapas Históricos e Periódicos de Jacarezinho.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Goncalves Marques Elias, o Parque Universitário é um verdadeiro presente para a comunidade acadêmica e comunidade externa da Instituição. “Sua estrutura, com grande espaço de área verde é uma inspiração para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura”, disse. Para a Proec, o espaço possibilitou almejar ações que anteriormente ao Parque eram limitas. “Este primeiro ano de atividade do Parque foi muito intenso, desenvolvemos diversas ações, realizamos parcerias e, principalmente, tivemos uma grande troca de conhecimento com a comunidade que, literalmente, adotou o Parque Universitário para as atividades de formação, culturais e de lazer. Esperamos que os outros anos sejam ainda mais intensos, consolidando este espaço da UENP para as ações de extensão”, finalizou.

Segundo o diretor James Rios, o Parque é fruto de uma política da instituição que pretende se constituir como um referencial na área da cultura para a região Norte do Paraná. “Como a missão e a visão da Universidade estão muito voltadas para o desenvolvimento da região, isso precisa ser pensado também em termos de políticas culturais. À medida que a gente quer ser protagonista no âmbito da cultura na comunidade regional, o Parque surge como um dos primeiros resultados desse processo”, destaca.

Eventos que movimentaram o primeiro ano

Com a consolidação dos espaços, o Parque realizou festivais culturais, como o Festival Afro Parque, parte da VIII Mostra Afro; o I Festival Cultural, realizado na programação de inauguração; e a I Feirinha da Cultura, que reuniu todos projetos culturais da cidade. O Parque foi palco ainda de mostras teatrais, como o Encena e o Conexão Encena.
Entre os eventos que movimentaram o Parque Universitário nos últimos meses estão as exposições “Minha terra que delícia, quantos carnavais”; “Mostra de arte popular”; “Arte em papelão”; “Malungueiras” e Mostra Afro. Também aconteceram no primeiro ano de atividades lançamentos importantes como o documentário “As matriarcas do Samba”; espetáculos do “Conexão Encena: Aurora da minha vida”; “Workshop: bateria universitária CAPIAU” e o “37º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho”.

No primeiro semestre de atividades do Parque, foram realizados também o 1º Treino Solidário de Corrida Cross Country e Competição de XCO; o 1º Festival de Cultura; 1º Pôr do Sol no Parque; 1º Fórum dos Trabalhadores da Cultura do Norte do Paraná; a VIII Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira; o Balaio Cultural com o IFPR; Festival AfroParque; o VIII Encontro de Integração entre o UENP Talentos e Varal das Artes, dentre outros eventos.

Além da movimentação artístico-cultural, a população também aproveitou muito da área de lazer do Parque que, com cerca de 120.000 m², possui uma área verde e arborizada, perfeita para um piquenique com a família e amigos.

 Estrutura

O Parque Universitário está localizado na Avenida Marciano de Barros, 700, no bairro Estação, em Jacarezinho, e fica aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Já o horário de funcionamento do Museu de Arte e Cultura Popular é das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Para se inscrever nas oficinas, entre em contato pelo site https://linktr.ee/parqueuenp

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp