04/07/2023 às 15h42min - Atualizada em 04/07/2023 às 15h42min

IFPR abre inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos no Paraná: 6.915 vagas disponíveis

Jivago França
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação e técnicos de nível médio. São oferecidas 6.915 vagas em 181 formações presenciais. O prazo para se inscrever vai até o dia 10 de agosto de 2023, conforme os editais, e as provas serão aplicadas no dia 8 de outubro. As aulas terão início no primeiro semestre de 2024.

Os cursos oferecidos pelo IFPR são gratuitos, porém, há taxas de inscrição no valor de R$ 50 para os cursos técnicos e R$ 80 para as graduações. Estudantes que comprovarem não ter condições de pagar a taxa podem solicitar a isenção até o dia 12 de julho.

Durante a inscrição, os candidatos podem optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou às vagas destinadas à política de inclusão adotada pelo IFPR. Neste processo seletivo, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à inclusão social.

É importante ressaltar que, para as vagas de inclusão, não serão aceitos candidatos que tenham cursado algum dos anos/séries do Ensino Médio em escola privada, mesmo com bolsa de estudos parcial ou integral, nem candidatos que tenham estudado em escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais, mesmo que a escola frequentada seja mantida por convênio com o poder público. Além disso, não serão aceitos candidatos que tenham realizado seus estudos no exterior.

As provas do IFPR serão aplicadas em uma única fase, no dia 8 de outubro, de forma simultânea em 28 cidades do Paraná. Os cursos estão disponíveis para estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental, os que estão concluindo o Ensino Médio ou aqueles que já concluíram o Ensino Médio.

Os cursos técnicos são oferecidos nas modalidades integrada, para quem já concluiu o Ensino Fundamental, e subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio. Já os cursos de graduação são divididos em bacharelado, licenciatura e tecnologia, cada um com características e objetivos específicos.

Para obter mais informações e realizar a inscrição, recomenda-se visitar o site oficial do IFPR campus Jacarezinho (https://ifpr.edu.br/jacarezinho/inscricoes-para-os-cursos-tecnicos-e-superiores-do-ifpr-estao-abertas/) e acessar a página de inscrições (https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=PSIFPR2024).

Essa é uma excelente oportunidade para os interessados em adquirir formação técnica ou superior de qualidade no estado do Paraná.

 


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp