04/08/2023 às 11h25min - Atualizada em 04/08/2023 às 11h25min

​Programa Jacarezinho Compra + movimenta R$ 3,2 milhões entre pequenos negócios da cidade

Desde 2021, foram lançados cinco pregões para a contratação de produtos e serviços para a Prefeitura, de materiais de expediente até serviços de fisioterapia e hotelaria

Assessoria
Criado para oferecer um tratamento diferenciado e simplificado para as micro e pequenas empresas que desejam vender para o município, o Programa Jacarezinho Compra + movimentou R$ 3,2 milhões em vendas para pequenos negócios locais desde 2021. Foram cinco pregões para a contratação de produtos e serviços para a Prefeitura, de materiais de expediente até serviços de fisioterapia e hotelaria.

O empresário Fábio Henrique Hartmann da Silva é um dos clientes da Prefeitura de Jacarezinho. Ele comanda um pequeno negócio de papelaria e produtos de informática e, desde 2016, participa das licitações municipais. As vendas contribuíram para o crescimento da empresa, já que Silva começou como microempreendedor individual (MEI), em 2015, e no início do ano migrou para microempresa. Segundo ele, o fornecimento de itens para o Poder Público representa até 35% do faturamento anual.

“Eles pagam corretamente e não é difícil participar. Sempre busquei informações na Sala do Empreendedor e fiz o curso para entender o programa da Prefeitura, que é de fácil manuseio”, conta.

O secretário municipal de Administração de Jacarezinho, Jaílton Aparecido de Paula, confirma que a Sala do Empreendedor é um dos principais pontos de apoio para orientar e capacitar os pequenos negócios que desejam vender para o município. Reuniões e cursos têm sido disponibilizados pelo Sebrae/PR para as empresas conhecerem o funcionamento do programa e acessarem informações sobre como concorrer aos pregões.

“O principal benefício do Programa é que as vendas para as empresas locais possibilitam que os recursos circulem dentro da própria cidade. Isso ajuda no desenvolvimento, gera emprego, renda e crescimento para as empresas do município”, destaca o secretário.

A meta, segundo ele, é chegar a 50% a participação das pequenas empresas da cidade nas compras municipais até 2024.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, ressalta que as compras públicas integram um dos capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei nº 123/2006) e são relevantes para o desenvolvimento local e regional.

“Temos dado bastante importância para esse tema, porque cria um processo de desenvolvimento com recursos que já existem na cidade, priorizando as vendas para as empresas de Jacarezinho e região”, afirma.

De acordo com Capello, o Sebrae/PR tem feito um trabalho consistente e de longo prazo com empresários de Jacarezinho, por meio de capacitações oferecidas na Sala do Empreendedor.

Ao mesmo tempo, ele destaca a importância do planejamento realizado pela Prefeitura que, por meio da Lei Municipal nº 3.997/2021, de 19 de agosto de 2021, regulamentou o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais, pessoas físicas, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras pela Administração Municipal.

Mais informações sobre o Programa Jacarezinho Compra + podem ser acessadas no site: https://tinyurl.com/mu8hjx5u.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp