09/08/2023 às 09h55min - Atualizada em 09/08/2023 às 09h55min

​UENP realiza solenidade de encerramento do programa PET-Saúde

Assessoria
Assessoria
A Universidade Estadual do Norte do Paraná encerrou, no dia 31 de julho, o programa “Educação pelo Trabalho para a Saúde: Gestão e Assistência – PET Saúde”. A solenidade de encerramento, realizada no Parque Universitário da Ciência, Cultura e Inovação da UENP, contou com a presença dos membros do projeto, incluindo coordenadores, preceptores, alunos bolsistas e voluntários.

No evento de encerramento, foi realizado um levantamento das ações desenvolvidas em cada eixo do projeto, identificando as dificuldades enfrentadas e os benefícios alcançados ao longo do PET-Saúde. Também discutiram sobre as estratégias adotadas para superar os desafios encontrados ao longo do programa e os alunos bolsistas e voluntários enfatizaram as oportunidades únicas de aprendizado e experiências vivenciadas.

Para a coordenadora do PET-Saúde, Michelle Moreira Abujamra Fillis, o foco principal dessas atividades esteve na promoção da saúde e na prevenção primária de agravos, com o propósito de aprimorar a capacitação dos profissionais envolvidos e a qualidade dos serviços prestados na atenção primária à saúde. “Essa abordagem multidisciplinar permitiu uma atuação mais abrangente e integrada, resultando em benefícios significativos para a comunidade atendida e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A troca de conhecimentos entre os participantes e a interação entre diferentes áreas contribuíram para o enriquecimento do programa e para a melhoria dos cuidados oferecidos à população”, apontou.

PET-Saúde
O programa atuou entre agosto de 2022 e julho de 2023 e foi organizado em quatro eixos, dois focados em gestão (Integração Ensino-Serviço: Fortalecimento da Educação Permanente em Saúde (EPS) e Entrelaçamentos na Rede Saúde Mental) e dois em assistência (Cuidados às Pessoas com DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) e Covid Longa e Atenção ao Desenvolvimento Infantil e Saúde Bucal).

Por meio desses eixos, o projeto buscou aprimorar a capacitação dos profissionais da saúde, fortalecer a integração entre ensino e serviço, além de promover o cuidado adequado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e sequelas da Covid-19. Também enfatizou a atenção ao desenvolvimento infantil e a promoção da saúde bucal.

“A abordagem multifacetada do programa contribuiu para um impacto positivo na comunidade atendida e no aperfeiçoamento dos serviços de saúde durante o período de implementação. O principal objetivo de cada eixo foi capacitar e transformar as práticas profissionais, resultando em uma melhoria significativa no acolhimento, estratificação e encaminhamentos dos pacientes atendidos. O PET-Saúde Jacarezinho desempenhou um papel fundamental ao abordar questões relevantes de saúde e contribuir para o aprimoramento do atendimento prestado à comunidade durante todo o período de sua atuação”, destacou a coordenadora.

Cada eixo de atuação contava com uma equipe composta por um tutor-coordenador, um tutor (docente), dois preceptores (profissionais da Secretaria Municipal de Saúde - SMS) e oito estudantes de diferentes áreas, como educação física, fisioterapia e odontologia. Essa configuração possibilitou a concessão de 53 bolsas por mês, totalizando 636 bolsas ao longo de um ano, com um investimento total de R$ 325.200,00 destinado à realização das atividades relacionadas às estratégias de educação permanente e assistência em saúde.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp