15/08/2023 às 10h55min - Atualizada em 15/08/2023 às 10h55min

​Apagão nacional deixa cidades do Paraná sem energia elétrica

Não há previsão para o restabelecimento total do fornecimento de energia, que deve ocorrer de forma gradativa

Tanosite
PortalJNN
Um apagão nacional atingiu diversas cidades do Paraná na manhã desta terça-feira (15). Por volta das 8h20, a energia elétrica foi interrompida de forma abrupta, deixando residências e comércios sem luz.

De acordo com informações da Companhia Paranaense de Energia (Copel), a causa da interrupção no fornecimento de energia elétrica ocorreu por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS) para execução de uma manobra operacional conhecida como RAC - Esquema Regional de Alívio de Carga, aplicada quando ocorre um desequilíbrio entre a demanda de energia e a capacidade de suprimento, colocando em risco a integridade do sistema elétrico.

O RAC é um procedimento técnico complexo que visa evitar uma sobrecarga excessiva nas linhas de transmissão e nos geradores. Quando a capacidade de fornecimento de energia não é suficiente para atender à demanda em determinada região, os geradores compensam essa lacuna atendendo à frequência do sistema elétrico. Esse ajuste, no entanto, pode provocar uma reação em cadeia que, se não controlada, pode resultar em um colapso total do sistema.

Para evitar tal cenário, as subestações elétricas possuem sistemas de proteção automático, que desliga parte da carga para reequilibrar a frequência do sistema. Esse mecanismo tem como objetivo estabilizar a rede elétrica e prevenir a queda generalizada de energia.

Até o momento, não há previsão para o restabelecimento total do fornecimento de energia, que deve ocorrer de forma gradativa.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp