23/08/2023 às 11h44min - Atualizada em 23/08/2023 às 11h44min

​Moradores cobram providências contra descarte irregular de lixo em estrada rural

Resíduos de todos os tipos, desde sacos plásticos e embalagens de objetos maiores, estão poluindo o local

Luiz Guilherme Bannwart / Tanosite
Antônio de Picolli - Tribuna do Vale
Moradores do bairro dos Glórias, área rural localizada a poucos metros da BR-153, em Santo Antônio da Platina/PR, estão incomodados com o descarte recorrente e irregular de lixo na estrada de acesso à localidade. A situação tem gerado preocupação tanto pelas restrições ambientais quanto pelo impacto na qualidade de vida da comunidade local, que cobra por medidas efetivas para solucionar o problema.

Resíduos de todos os tipos, desde sacos plásticos e embalagens de objetos maiores, agora estão poluindo o local, criando uma má impressão a quem passa pela estrada e um problema de saúde pública iminente.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. O secretário Luís Carlos da Silva se pronunciou sobre o assunto, reconhecendo o problema. "Temos conhecimento dessa questão e estamos trabalhando para encontrar soluções viáveis. Havia duas caçambas destinadas à coleta de lixo naquele local, porém, infelizmente, a população não está colaborando e a área estava se transformando em um verdadeiro lixão", afirmou.

O problema de descarte irregular de lixo na estrada rural não é novo. A coleta de resíduos é realizada toda quarta-feira, mas a quantidade de lixo gerada e o comportamento de algumas pessoas superaram a capacidade de coleta. O secretário enfatizou que a cidade possui um sistema de coleta de lixo que é considerado eficiente, com coleta diária nas áreas urbanas e três vezes por semana nas áreas rurais. No entanto, esta iniciativa tem encontrado desafios quando se depara com a falta de conscientização.

"A disponibilização das caçambas foi pensada para auxiliar os moradores da área rural, mas infelizmente pessoas de outras localidades também estão utilizando o espaço para descarte inadequado. Vamos intensificar a coleta dos resíduos já acumulados e reposicionar as caçambas, mas é fundamental que a população compreenda a importância de colaborar com o meio ambiente e com os próprios moradores da região, que têm todo o direito de reclamar diante desse cenário”, acrescentou o secretário.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp