05/10/2023 às 13h12min - Atualizada em 05/10/2023 às 13h12min

​GeniusCon promove imersão em inovação e empreendedorismo, no norte pioneiro do Paraná

Programação começou nesta quarta-feira (4) e vai até sexta (6), no Centro de Eventos de Jacarezinho, por onde devem passar mais de 5 mil visitantes

Assessoria
Thomé Lopes
Foi aberta, oficialmente, na manhã desta quarta-feira (4), a oitava edição da GeniusCon, no Centro de Eventos de Jacarezinho. O principal evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do norte pioneiro do Paraná é gratuito e vai promover, até sexta-feira (6), uma programação de conteúdos e atividades práticas relacionados à inovação para a comunidade regional interessada na temática. A feira é realizada pelo Sebrae/PR e o Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná.

Energia renovável, metaverso, agro 4.0, inteligência artificial e robótica estão entre os temas que serão debatidos durante o evento, que é voltado para estudantes e docentes dos ensinos superior, médio e técnico, empresários que buscam por soluções tecnológicas ou que desejam investir em ideias inovadoras, além de lideranças e autoridades. A GeniusCon traz, ainda, exposição de startups, competições, maratona de soluções tecnológicas e oficinas.

O presidente do SRI, Hugo Corrêa, disse que o norte pioneiro realiza um trabalho de base, ou seja, de fomentar a cultura da inovação. Corrêa explicou que, durante a feira, os jovens têm a oportunidade de aprender sobre robótica, inovação, startups. Nos três dias são esperadas mais de 90 caravanas de estudantes dos ensinos médio, técnico e superior de toda a região. A expectativa é receber mais de 5 mil visitantes de 81 cidades.

Na cerimônia de abertura, três empresas foram anunciadas como novos membros do ecossistema de inovação, uma multinacional, uma escola e uma usina de cana de açúcar. Criado em 2016, o SRI atua para fomentar a cultura da inovação e estruturar projetos que visam promover o desenvolvimento econômico do norte pioneiro. O trabalho conta com a participação de lideranças de 12 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Ibaiti, Jaboti e Carlópolis.

“Precisamos, cada vez mais, de parcerias para promover a convergência entre as ações de inovação na nossa região”, apontou Corrêa.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, a GeniusCon consolida os resultados das diversas ações relacionadas à inovação promovidas durante o ano. Na avaliação dele, a feira é um meio de apresentar para a comunidade da região e de todo o Paraná o que é realizado pelo ecossistema.

“Todo o trabalho que fazemos ao longo do ano tem como foco o desenvolvimento regional e envolve a participação de municípios, entidades e lideranças. Na GeniusCon, temos os principais resultados dessas ações. E 90% dos cases apresentados aqui são do norte pioneiro”, afirmou Capello.

O secretário de inovação, modernização e transformação digital do Paraná, Marcelo Rangel, visitou a feira e elogiou o trabalho de organização, educação e governança do norte pioneiro. Segundo ele, o Estado tem investido em eventos como a GeniusCon, com o objetivo de fazer conexões e disseminar as boas ideias e os projetos inovadores entre as cidades paranaenses.

“Temos que despertar nesses jovens a vontade de empreender e mostrar que não precisam ir embora para grandes centros, mas que é possível ter uma carreira promissora, com altos salários, empreendendo com inovação”, observou.

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, lembrou que, desde sua criação, o SRI colhe importantes resultados em termos de tecnologias, organização, melhoria na produção de alimentos no norte pioneiro e a GeniusCon é um dos ativos desse trabalho. Segundo Palhares, fomentar o empreendedorismo e reter os jovens talentos vai favorecer o crescimento do norte pioneiro.

“A feira é um espaço de conexão entre empresários, jovens, lideranças e também de apresentação de novas tecnologias produzidas dentro da região, reconhecida nacionalmente com premiações importantes, como o Prefeito Empreendedor e o Prêmio Nacional de Inovação”, citou.

Genius Hackathon

O primeiro dia marcou a abertura da maratona de soluções tecnológicas, a Genius Hackathon. O foco é incentivar a criação de novas soluções, tecnologias, e ferramentas para atender às demandas das pequenas propriedades rurais da região. A competição conta com a participação de 61 inscritos divididos em 14 equipes. Os três melhores projetos serão conhecidos e premiados no último dia da feira. 

Feira de Sabores

O Sebrae/PR trouxe para a GeniusCon um estande interativo e digital da Feira de Sabores, com informações sobre os produtos diferenciados do agronegócio do norte pioneiro do Paraná. Os visitantes podem conhecer os produtos com Indicação Geográfica (IG), como os cafés especiais, a goiaba de Carlópolis e o morango de Jaboti, e outros projetos e ações para transformar a região em referência na produção de alimentos certificados e premium.

Apoio 

A GeniusCon 2023 conta com o apoio da Prefeitura de Jacarezinho, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) da Uenp, do Laboratório Maker GaJac (Garagem dos Jacarezinhos) do IFPR Campus Jacarezinho, do Senac e do Sistema Fiep. Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.geniuscon.com.br/.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp