09/10/2023 às 11h13min - Atualizada em 09/10/2023 às 11h13min

Ourinhos pode ter curso de medicina

JNN
Sasin Tipchai por Pixabay
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura de um novo edital para obtenção de autorização de cursos de Medicina no Brasil, o que pode ser uma oportunidade para instituições privadas de ensino superior em Ourinhos e Tupã.

Essas duas cidades, juntamente com suas microrregiões, estão entre as 116 regiões de saúde selecionadas pelo MEC a partir de um total de 450 em todo o país. O principal critério de seleção foi o número de cursos de Medicina oferecidos por mil habitantes.

Os municípios pré-selecionados precisam atender a requisitos como ter um hospital com pelo menos 80 leitos e demonstrar capacidade para abrigar um curso de Medicina, com oferta de pelo menos 60 leitos para atividades acadêmicas.

As instituições privadas de ensino superior interessadas deverão enviar seus projetos ao MEC, que os avaliará com base em critérios técnicos e demográficos. O limite estabelecido é de 95 novos cursos de Medicina em todo o país, com aprovação de apenas um curso por região.

Nenhuma das regiões selecionadas já possui formação superior em Medicina. A região de Tupã abrange municípios como Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz e Rinópolis, enquanto a região de Ourinhos inclui Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Óleo, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi.

Marília não foi contemplada pelo edital, uma vez que já possui dois cursos de Medicina, um oferecido pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e outro pela Universidade de Marília (Unimar), ambos reconhecidos por sua excelência na formação de médicos. A Famema forma aproximadamente 80 médicos anualmente, enquanto a Unimar contribui com a formação de 150 alunos por ano.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp