MENU

15/04/2020 às 21h33min - Atualizada em 15/04/2020 às 21h33min

​Professor participa do 3º volume da série ‘Docência: processo do aprender e ensinar’

Fábio Galhardi – Especial para Tribuna do Vale
Divulgação
O professor doutor Fábio Antonio Gabriel, também mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), residente em Joaquim Távora e atualmente lecionando a disciplina escolar de Filosofia no Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina, participa do 3º Volume da Série “Docência: processo do aprender e do ensinar”, lançado recentemente, que é uma coletânea de 17 artigos de pesquisadores de renomadas instituições universitárias do País, dentre os quais, o professor tavorense. O material está distribuído em 313 páginas. 

No dia 25 deste mês o professor Fábio fará o sorteio de dois exemplares do importante material para quem curtir a postagem da capa do livro em sua página do Facebook e colocar o e-mail.

Este 3º volume é lançado pela Editora Pedro & João Editores que, inclusive, produziu um ebook (livro em formato digital) para ser distribuído gratuitamente para aqueles que desejarem ler a obra no endereço eletrônico: www.coletaneascientificas.com

O 4º Capítulo da Coletânea, que começa na página 77 e prossegue até a página 86, aborda o tema: “Revisitando Fundamentos Teóricos e Epistemiológicos para o Ensino de Filosofia” e tem como coautoria os Professores Doutores Ana Lúcia Pereira e Fábio Gabriel e o Professor doutorando Danilo Augusto Ferreira de Jesuz. Para o professor tavorense Fábio Gabriel “a experiência de organizar livros é fascinante pelo contato que podemos ter com diversos pesquisadores e contribuir para que os resultados de pesquisas sejam socializados”.

No prefácio do livro a Professora Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Doutora em Educação pela Uepg, diz que a coletânea “congrega discussões em torno de questões atuais no que se refere ao trabalho docente e aos processos de ensinar e aprender”. Ainda de acordo com ela, o material pode ser considerado como um desafio por colocar um livro em diálogo com a comunidade científica e que o livro de docência ‘Processo do aprender e do ensinar’ “instiga o leitor a pensar e a repensar a profissão docente, quer por compreender o professor como sujeito da escola, como sujeito que desempenha papel estruturante do grupo, no lugar marcado no tempo e no espaço da escola, quer por defender que a profissão docente é repleta de singularidades, que demanda características específicas em seu trabalho, pelo fato de ser intrinsecamente humana e se realizar em condições objetivas e subjetivas”, destacou Martinez.

A apresentação da coletânea foi assinada pela Professora Roselaine Bolognesi, que é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para ela os textos que compõem a obra e são distribuídos em 17 capítulos “conduzem o leitor a uma imersão nas mais variadas problemáticas da educação atual, da gestão democrática a temas que abordam a formação docente, o ensino jurídico, o ensino de línguas estrangeiras, o ensino da matemática, o ensino de filosofia, alfabetização, o uso de tecnologias na educação e estágio supervisionado”. E continuou: “destaco a ótima fundamentação dos textos e a didática da exposição como elementos que perpassam todos os capítulos e conduzem a uma reflexão crítica sobre o quão complexo e desafiador é o processo de aprender e do ensinar. Uma obra democrática, consistente e inspiradora em múltiplos sentidos”.

Roselaine faz um breve relato de cada capítulo e, com relação ao quarto, que é assinado pelos professores Ana, Danilo e Fábio Gabriel, assim ela se expressa: “os autores pensam sobre o lugar da Filosofia nas escolas, nos currículos e sobre qual o melhor caminho para ensinar Filosofia. Refletem sobre os conteúdos filosóficos e o ato de filosofar e ensinar a filosofar. Ousadamente, o texto apresenta reflexões metodológicas importantes, tomando alguns livros de ensino de Filosofia como ponto de partida para pensar tão importantes questões. Teoricamente rico em reflexões, os autores remetem a pensar a Filosofia como problematização e a sala de aula como experiência do pensar e laboratório do pensamento”. E assim é concluída a apresentação num todo da Coletânea pela Profª Dra. Roselaine: “uma obra democrática, consistente e inspiradora em múltiplos sentidos”.

Quem é Fábio Gabriel 

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Ética; Ensino de Filosofia e Sociologia; Ensino Religioso. Foi bolsista de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Fundação Araucária). Professor de Filosofia da Rede Estadual do Paraná. Tem experiência docente no ensino superior e no ensino médio. Atualmente atua no Colégio Estadual Rio Branco, de Santo Antônio da Platina, lecionando também no curso de Especialização de Ciências da Religião da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Campus Jacarezinho-PR). É autor e organizador de mais de 12 livros na área acadêmica e da obra “Minutos de Reflexão”, lançada pela Editora Escala. 

Para ter acesso ao ebook gratuito é só acessar o site: www.coletaneascientificas.com ou, ainda, o site do professor Fábio Gabriel: www.fabioantoniogabriel.com.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp