23/10/2023 às 10h36min - Atualizada em 23/10/2023 às 10h36min

Três anos após incêndio, ​Ponte Pênsil Alves de Lima é reinaugurada

JNN
Assessoria Deputado Estadual por São Paulo, Ricardo Madalena
A ponte pênsil "Alves de Lima", que conecta as cidades de Chavantes-SP e Ribeirão Claro-PR, foi oficialmente reinaugurada na manhã de sexta-feira, 20 de outubro, após três anos do incêndio criminoso que destruíu parte da estrutura. A cerimônia de entrega da obra, que custou aproximadamente R$ 6 milhões ao Governo do Estado de São Paulo, ocorreu na Câmara Municipal de Chavantes e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado estadual por São Paulo, Ricardo Madalena, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sérgio Codelo, e o prefeito de Chavantes, Márcio Burguinha.

O deputado estadual por São Paulo, Ricardo Madalena desempenhou um papel crucial para garantir a revitalização da ponte, intermediando a colaboração do DER para que a reforma se tornasse realidade. Ele destacou a importância cultural, histórica e arquitetônica da ponte, bem como seu significado turístico na região. A restauração da ponte envolveu a colaboração dos governos dos estados de São Paulo e Paraná, e uma empresa paulista venceu a licitação para realizar a obra, uma vez que não houve interessados do lado paranaense.

A Ponte Alves de Lima possui uma história rica, remontando a 1920, quando foi construída para conectar Chavantes-SP e Ribeirão Claro-PR, ambas às margens do Rio Paranapanema. Além disso, a estrutura é um patrimônio histórico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná (Cepha).

A ponte também tem um simbolismo especial, sendo um marco da Revolução Constitucionalista de 1932, onde serviu de palco para batalhas históricas. Com seus 149 metros de comprimento e vão suspenso de 82 metros, é um testemunho da história da região.

O incêndio que ocorreu em 2020 causou sérios danos à ponte, e as investigações apontaram que o incêndio foi criminoso e intencional. Após três anos de trabalhos de restauração, a Ponte Pênsil Alves de Lima está pronta para ser apreciada novamente por todos.

Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito de Chavantes, Marcio Burguinha, expressou seu agradecimento a Ricardo Madalena e ao DER por seu papel vital na restauração da ponte. Burguinha enfatizou a resiliência da estrutura, que já passou por diversas reconstruções após ser destruída por guerras, inundações e incêndios.

O superintendente do DER, Sérgio Codelo, destacou a rapidez com que a obra foi concluída, dentro do cronograma previsto. Ele também reconheceu o esforço contínuo do DER para oferecer serviços de qualidade à sociedade e enfatizou o papel ativo de Ricardo Madalena na busca por melhorias nas rodovias do estado de São Paulo.

Após a cerimônia, as autoridades realizaram uma visita técnica à Ponte Pênsil revitalizada. Estiveram presentes também o vereador Cesinha (Presidente da Câmara de Chavantes), vereador Juraci (Chavantes), vereador Chicão (Presidente da Câmara de Canitar), José Vigilato (Diretor do DER), Benedito Ribeiro (Diretor do DER), Renato Lopes (Representante da Concrejato) e Andrews Pinto (Engenheiro responsável pela obra).

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp