08/11/2023 às 10h32min - Atualizada em 08/11/2023 às 10h32min

​UENP participa da abertura do Paraná Faz Ciência em Londrina

O Paraná Faz Ciência tem como objetivo fortalecer a cultura de Ciência e Tecnologia no estado

Assessoria
Assessoria
O reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fábio Antonio Néia Martini, participou, na segunda-feira (6), da solenidade de abertura da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Paraná Faz Ciência 2023, no Cine Teatro Ouro Verde em Londrina. O evento, que acontece até o dia 10 de novembro, é organizado, neste ano, pela Universidade Estadual do Londrina (UEL).

A solenidade de abertura contou com a participação da diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Juana Nunes; do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; do coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcus Friedrich Von Borstel; da reitora da UEL, Marta Favaro; do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, dentre outras autoridades.

O secretário Aldo Bona frisou que o evento é a grande vitrine da ciência realizada no Estado do Paraná. “Queremos mostrar aos paranaenses, ao Brasil e ao mundo que temos um sistema de ciência e tecnologia. Um sistema que ainda é jovem e, portanto, ainda está em processo de construção e maturação, por isso, com assertividade, nós construiremos uma referência para o país e conseguiremos, cada vez mais, ser destaque em nível internacional. Não tenho dúvidas de que o Paraná Faz Ciência será uma referência, com maior destaque para contribuição no desenvolvimento do Estado, do país e de uma nação melhor para todos”, disse.

Para o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, o Paraná Faz Ciência reforça a importância das universidades no contexto da inovação. “Nesta semana de evento, nossos alunos poderão apresentar diversos projetos que foram desenvolvidos na UENP. O que é desenvolvido nas instituições em forma de projetos inovadores é um caminho para inspirar jovens cientistas a fazerem parte deste mundo de inovação que é, sobretudo, composto pelas universidades. E é uma honra para a UENP fazer parte deste grande acontecimento para a ciência e inovação no Paraná”, disse.

Na ocasião, foi assinada a autorização para liberação de mais de R$28 milhões para 67 projetos de pesquisa e desenvolvimento, que serão realizados nas universidades estaduais no âmbito da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (AGEUNI), com amparo no Fundo Paraná. Também foram entregues os certificados e cheque simbólico dos cinco finalistas do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (PRIME), edição 2023.

Durante a solenidade, o público acompanhou a apresentação da Orquestra de Câmara da Orquestra Sinfônica da UEL. Da UENP, também estiveram na abertura, o vice-reitor, Ricardo Aparecido Campos; a pró-reitora de Graduação; Juliana Telles Faria Suzuki; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias; o pró-reitor de Administração e Finanças, Nilson César Bertoli; o assessor jurídico, Fernando de Brito Alves; o diretor de extensão, José Antonio Marcelino; a diretora de pesquisa, Barbara Nivalda Palharini Alvim Souza; e a assessora técnica da Prograd, Isabela Camargo Todan.

Paraná Faz Ciência

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência - acontece de 6 a 10 de novembro no campus da Universidade Estadual de Londrina e tem como objetivo fortalecer a cultura de Ciência e Tecnologia no estado. O evento integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que visa à popularização do conhecimento científico em ações por todo o território nacional.

Pela primeira vez em formato presencial, o Paraná Faz Ciência tem participação de diversos parceiros que apresentarão à comunidade uma amostra do que a ciência paranaense produz. Com ações integrativas e interativas de divulgação científica, o evento é dividido em seis eixos temáticos: Ensino Superior do Futuro; Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; Visitas Técnicas; Oficinas; Cultura e Arte; e Eventos Acadêmicos.

O Paraná Faz Ciência 2023 é promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), Secretaria Estadual Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Universidade Estadual de Londrina.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp