14/11/2023 às 10h44min - Atualizada em 14/11/2023 às 10h44min

​Onda de calor no Norte Pioneiro deve durar até o próximo fim de semana

Termômetros não devem ter grandes variações nos próximos dias, com previsões de manutenção do calor mesmo com possíveis pancadas de chuvas

Tanosite
Especialistas orientam que o consumo de água deve ser maior do que em dias de calor menos intenso – Foto: Antônio de Picolli
A forte onda de calor que se instalou em toda a região do Norte Pioneiro do Paraná não deve ir embora tão cedo. Ao menos é o que indicam as previsões de diferentes sites e aplicativos de meteorologia. As temperaturas máximas na região devem ficar próximas ou ultrapassarem a marca dos 40° nos próximos dias. 

Em Jacarezinho, por exemplo, a sensação térmica apontada na tarde desta segunda-feira (13) era de 41°, com os termômetros cravando 39° de temperatura. Em Santo Antônio da Platina e Cambará, outros municípios que sempre registram altas temperaturas, os números eram praticamente iguais.

Nem mesmo a probabilidade de chuva deve reduzir as altas temperaturas previstas. A tendência é que o forte calor permaneça, segundo a meteorologia, até o próximo fim de semana.

Especialistas alertam a população sobre os cuidados com os dias mais quentes. A hidratação adequada está entre a principal preocupação e o consumo de água deve ser maior do que em dias de calor menos intenso.

A proteção ao sol também deve ser reforçada, especialmente entre 10h e 17h. Já com a alimentação a orientação é pela escolha de alimentos mais leves. Os ambientes devem estar arejados. Ventiladores e principalmente aparelhos de ar condicionado devem estar higienizados.

Crianças e idosos são os grupos mais vulneráveis aos efeitos do calor. É importante redobrar os cuidados com esses grupos.

Temperaturas acima da média

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) diz que as temperaturas podem estar 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias.

A onda de calor foi classificada como de "grande perigo". O nível é o máximo entre os três previstos na escala de grau de severidade do instituto para fenômenos meteorológicos (perigo potencial, perigo e grande perigo).

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp