20/11/2023 às 13h50min - Atualizada em 20/11/2023 às 13h50min

​Estudantes do primeiro formação de docentes do Colégio Rio Branco desenvolvem livros autorais infantis e infanto-juvenis

Livros são expostos na biblioteca cidadã

Assessoria
Assessoria
A professora de artes do Colégio Estadual Rio Branco em Santo Antônio da Platina, Luana Soares da Silva, com o apoio da coordenadora do curso de formação de docentes, Patrícia, propôs aos estudantes um projeto de desenvolvimento de livros infantis, material que posteriormente, deverá ser útil nas práticas de estágio e docência.

Inicialmente, os alunos foram sensibilizados com uma visita à biblioteca da escola, participaram de práticas de escrita criativa e desenvolveram ilustrações utilizando tablets. A correção ortográfica contou com o apoio dos professores de português da instituição. Em apenas dois meses, os livros “nasceram” e foram impressos para uso futuro.

Os livrinhos autorais foram expostos no dia 11 de novembro durante um evento cultural na Biblioteca Cidadã, também em Santo Antônio da Platina. Crianças de dois a nove anos tiveram a oportunidade de conhecer essas preciosas histórias através da escuta ou da leitura.
A professora Luana enxerga a literatura como uma grande arte de ação e transformação, enfatizando a importância da leitura e da contação de histórias na infância, pois segundo ela, esses momentos com as crianças proporcionam o desenvolvimento de fortes laços afetivos e também colaboram para formação de leitores.

“Nesse trabalho, os alunos alcançaram o objetivo de trazer a representatividade às páginas de maneira poética, sensível, positiva e empoderadora acerca do tema diversidade aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 4, 5, 10,15 e aos os sentimentos e realidades vivenciados por muitas crianças em nosso país”, afirma a professora Luana.

A docente é formada pela UNESPAR, também atua como professora de teatro e agitadora cultural no município. Além disso, é membro do Conselho de Cultura na área da literatura, devido às suas experiências como contadora de histórias, mediadora em grupos de leitura e no desenvolvimento de projetos culturais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A direção parabeniza pela iniciativa. “Parabenizo a Luana, coordenação de curso, pedagoga, os alunos do Formação de Docentes. Iniciativas que promovam a leitura e o desenvolvimento cultural de nossos alunos são sempre bem-vindas. Parabéns, contem com nosso apoio sempre”, afirma a diretora do colégio, Sônia.

“O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry foi o maior inspirador para criar Maya, a personagem central de “Pele de Chocolate”, a qual conta a história de uma garotinha cor de chocolate, e seus amigos. Que com suas características únicas exploram a beleza da amizade e da diversidade”, contou a aluna Maria Eduarda da Silva.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp