24/11/2023 às 12h55min - Atualizada em 24/11/2023 às 12h55min

​Demandas da Assembleia Itinerante viram emendas de Alexandre Curi ao PPA

Assessoria
Assessoria
Valorizando as contribuições e reivindicações recebidas ao longo de 2023 em todas as edições realizadas da Assembleia Itinerante pelo Estado, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, protocolou diversas emendas ao PPA (Plano Plurianual) 2024-2027, do Governo do Paraná, com o objetivo de atender algumas dessas demandas. O projeto tramita na Comissão de Orçamento e será votado até o final do ano no plenário do Legislativo. Das 14 demandas apresentadas por Curi ao PPA, 12 atendem a reivindicações apresentadas na Assembleia Itinerante.

O PPA 2024-2027 traz 36 programas, sendo 28 finalísticos (como investimentos em ciência e ações sociais) e sete de gestão, manutenção e serviços (como transparência das ações), além de obrigações especiais. Estão listadas no projeto do PPA 1.164 entregas no total, das quais 515 são obras elencadas a partir das indicações regionais e dos técnicos do governo estadual, e as outras 649 entregas de outros tipos. O valor total estimado para o primeiro ano do PPA é de R$ 56 bilhões e, no somatório para os quatro anos que compreende o plano, o total perfaz uma estimativa de R$ 246 bilhões.

Entre as emendas apresentadas, estão a conclusão do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Regional de Maringá e da Clínica Odontológica da Universidade Estadual de Londrina, a adequação dos espaços da UEL para promover acessibilidade. A construção de uma escola estadual na Ilha de Valadares, em Paranaguá e, até, a construção de um lago de contenção para as cheias do rio Jirau Alto, em Dois Vizinhos, município que recebe a última edição do ano da Assembleia Itinerante, na próxima sexta-feira (24), mas que já antecipou algumas demandas, a tempo de ser contemplada no PPA, cujo prazo para emendas encerrou-se nesta quarta-feira (22).

De acordo com Curi, nada mais justo com a população do que atender reivindicações vindas diretamente dela. “Cumprimos nosso objetivo, que é permitir que o cidadão que não pode ir até a sede da Assembleia possa trazer sugestões em sua cidade, com o projeto Assembleia Itinerante. Como deputado municipalista que sou, temos de saber o que cada essa cidade precisa e agora é a hora que fazemos a nossa parte, que é dar andamento aos sonhos de diversos municípios do Paraná”.

O deputado lembra, ainda que conseguiu apresentar, também, três emendas com reivindicações da Assembleia Itinerante na Leio Orçamentária de 2024. “Garantimos já para o ano que está para iniciar, recursos para melhorias no Hospital Universitário de Maringá, no Hospital do Câncer de Londrina e, também para a cobertura da quadra da Escola Estadual Tiradentes, em Santo Antônio da Platina. Um pedido que foi entregue por uma criança da cidade, na nossa urna, com um desenho, e que virou o símbolo desta nossa atividade de interiorização”, conta.

“É para ouvir e atender demandas como essas, das prefeituras, da sociedade organizada ou de qualquer cidadão, que estamos percorrendo o Paraná, levando a Assembleia para onde o povo está”, conclui Alexandre.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp