MENU

28/06/2018 às 17h00min - Atualizada em 21/09/2020 às 00h03min

Dicas para quem quer aprender a jogar bocha

A Bocha é um esporte praticado tanto por homens quanto por mulheres.

DINO
https://www.santamonica.rec.br/esportes/bocha/

A Bocha é um esporte muito popular em diversas regiões do Brasil e que possui muitos adeptos, jovens e adultos, mas sem dúvida, a grande adesão é do público idoso.

Bocha é o nome da bola que é arremessada durante a prática do esporte. Essa bola pode ser de madeira ou de resina.

O esporte é bastante popular. Com isso, vários campeonatos são organizados pela Confederação Mundial de Bocha. Aqui, nós temos a Confederação Brasileira de Bocha e Bolão.

A história do esporte

A Bocha teve origem no Império Romano, ganhando muita popularidade em países como Itália, França, Espanha, Inglaterra e Portugal.

Na Espanha o jogo se tornou tão popular que, durante o século XIX, os reis Carlos IV e o seu sucessor Carlos V tiveram que proibir o esporte, pois ele era jogado em praticamente todo lugar, como no meio da rua, nos jardins e nas praças.

A Bocha chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, ficando mais popular nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois são regiões que receberam muitos imigrantes vindos da Itália.

As regras do jogo

A Bocha é um esporte praticado tanto por homens, quanto por mulheres. É possível ser jogado por duas pessoas ou por duas equipes formadas por duas, três ou quatro jogadores. Cada equipe, jogador ou dupla tem direito a quatro bolas por partida.

O local para a prática do esporte é um campo com 27,5 metros de comprimento e cerca de 3 ou 4 metros de largura, geralmente, de terra, mas também pode ser de asfalto.

O início do jogo acontece quando um dos jogadores arremessa o bolim - a menor bola do jogo. O local onde esta bola cair, será onde todos os competidores jogarão as outras bolas. O objetivo do jogo é aproximar todas as bolas do bolim.

Para pontuar, a equipe precisa arremessar a sua bola e deixar o mais próximo possível da bola menor. A equipe que mais perto chegar do bolim na rodada, pontua. A única observação é que a jogada deve sempre ser pelo ar, dessa forma, não devem ser roladas.

Na próxima rodada, o adversário pode tentar fazer o arremesso de forma que a bola fique o mais próximo possível do bolim ou pode tentar acertar a bocha do seu oponente, para que ela se distancie. Vence a equipe que somar mais pontos.

Onde praticar?

Existem muitos locais no Brasil para a prática do esporte. No Santa Mônica Clube de Campo está sendo realizada a XVIII Copa Santa Mônica de Bocha. As finais estão previstas para ocorrerem nos dias 07 e 08 de julho.

O Santa Mônica vem conquistando bons resultados nos principais campeonatos de Bocha, pois tem uma das melhores equipe de Bocha de Curitiba e região. Próximo aos bosques das churrasqueiras, o Pavilhão da Bocha conta com duas modernas canchas, garantindo assim treinos de excelência aos seus jogadores.

Além de poder realizar a prática da bocha, o Santa Mônica Clube de Campo disponibiliza mais de 30 modalidades esportivas, trilhas ecológicas, área de pesca, campo de golfe, saunas, piscinas, pistas de skate, entre outras inúmeras atividades.

Saiba mais sobre bocha e sobre o clube Santa Mônica: https://www.santamonica.rec.br/esportes/bocha/



Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/bocha/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp