13/12/2023 às 12h09min - Atualizada em 13/12/2023 às 12h09min

​Ourinhos celebra 105 anos: uma jornada de progresso e comunidade

JNN
Hoje, dia 13 de dezembro, Ourinhos, uma cidade com 105 anos de história, celebra não apenas seu passado, mas também seu presente e futuro promissor. Fundada em 1918, a cidade tornou-se um ícone de desenvolvimento e integração regional, destacando-se como uma referência no Estado de São Paulo.

Raízes na Zona Pioneira:
Ourinhos tem suas raízes na "zona pioneira", marcando o ciclo do café na região às margens do Rio Paranapanema. Com a presença de posseiros, estrangeiros e migrantes, a cidade cresceu rapidamente, integrando-se à vida econômica do estado.

História de Fundação:
O município começou como um pequeno povoado em 1906, quando Jacintho Ferreira de Sá adquiriu extensas terras, loteando a área central da cidade e doando terrenos para construção de escolas e igrejas. Em 1918, legalmente tornou-se município, mas operacionalmente começou a funcionar como tal em 1919.

Evolução e Reconhecimento:
Ao longo dos anos, Ourinhos cresceu economicamente e, em 1938, tornou-se sede da comarca, transferindo-a de Salto Grande para Ourinhos. Isso reflete o constante desenvolvimento econômico e populacional da cidade.

Nome Curioso:
O nome "Ourinhos" tem origens curiosas e controversas. Em um mapa de 1908, a cidade é mencionada como "Ourinho" (no singular) no Paraná, no lugar da atual Jacarezinho. Esse nome, embora inicialmente confuso, consolidou-se por tradição oral e trilhos da Sorocabana.

Cultura e Tradição:
Ourinhos é mais do que um centro econômico; é um lugar de cultura e tradição. Em 1919, tornou-se paróquia sob a invocação do Senhor Bom Jesus, refletindo a fé e a devoção da comunidade.

Parabéns, Ourinhos!
Neste aniversário especial, a comunidade de Ourinhos está convidada a participar das festividades, celebrando a história, o presente e o futuro brilhante dessa cidade que continua a crescer e prosperar.

Que esses 105 anos sejam apenas o começo de uma jornada contínua de sucesso, união e progresso para Ourinhos!



 


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp