13/12/2023 às 12h41min - Atualizada em 13/12/2023 às 12h41min

​Pela terceira vez, UENP está entre as universidades mais sustentáveis do mundo

Assessoria
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foi listada entre as universidades mais sustentáveis do mundo. O resultado do GreenMetric 2023, promovido pela Universidade da Indonésia, foi divulgado na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontece até esta terça-feira (12) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A avaliação universitária considera 39 indicadores e seis critérios: ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água, transporte e educação. A UENP figura em 30º lugar nacional do ranking entre 43 universidades do Brasil avaliadas. No mundo, a Universidade ocupa a posição 762, dentre 1.183 instituições de 85 países.

Já é a terceira vez a UENP é listada no mesmo ranking. O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comemora o destaque da Universidade. “É uma grande honra estarmos novamente nesta listagem internacional. A permanência no ranking é reflexo de um trabalho contínuo e de muita responsabilidade que vem sendo desenvolvido na UENP por meio da Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade e do projeto UENP Sustentável”, ressalta.

Para o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional da UENP, Felipe Scala Frâncica, a participação positiva em rankings tem se consolidado como uma rotina importante na AGPS. “O instrumento avaliativo permite refletir sobre os pontos em que são necessárias melhorias, além de trazer novas ideias para aprimoramento dos processos da UENP. O resultado demonstra o compromisso da UENP em, cada vez mais, tratar a sustentabilidade como um aspecto relevante de sua gestão. Trabalharemos juntos para que em 2024 tenhamos uma evolução ainda maior nos resultados”, garante.

A coordenadora da AGPS, Giovana Sedassari Rocha, destaca que o ranking não apenas reconhece as iniciativas realizadas pela UENP nesses setores, mas também desempenha um papel orientador fundamental na formulação de políticas de sustentabilidade cada vez mais eficazes. “Ao participar do GreenMetric, a Universidade se integra a um cenário global de sustentabilidade, tornando-se um ponto de referência para os procedimentos que a instituição pode adotar para intensificar seu compromisso com ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade”, acrescenta.

UNIVERSIDADES SUSTENTÁVEIS

Além da UENP, as universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) também foram destaque nos rankings internacionais. No Paraná, a UEM ocupa o primeiro lugar. As universidades estaduais do Paraná desenvolvem uma série de iniciativas no campo da sustentabilidade que contribuem para os resultados alcançados nos rankings internacionais. As instituições contam com programas para a redução da emissão dos gases de efeito estufa a partir da produção de energia renovável, do tratamento de resíduos orgânicos, da coleta seletiva e do incentivo à utilização de meios de transporte não poluentes.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp