29/12/2023 às 12h39min - Atualizada em 29/12/2023 às 12h39min

​Show da virada em Jacarezinho terá queima de fogos, mas moradores questionam impacto ambiental e na saúde

Segundo secretário municipal serão utilizados fogos de baixo ruído

JNN
A Prefeitura de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, anunciou que a tradicional queima de fogos para a virada do ano será realizada no bairro Aeroporto, na noite de 31 de dezembro. O show da virada contará com a apresentação da banda Zero 7 à partir das 23 horas.

A queima de fogos é uma tradição nas festas de fim de ano, mas é alvo de críticas por parte de ambientalistas e defensores dos animais. Os fogos de artifício podem causar danos ao meio ambiente, como a poluição do ar e da água, além de assustar animais e prejudicar pessoas com sensibilidade auditiva.

Na publicação feita pelo prefeito de Jacarezinho no Instagram, Marcelo Palhares, uma moradora comentou sobre os fogos. "Uma pessoa consciente, ativo em todas as áreas referentes à uma gestão, com consciência do quanto o barulho de rojões atinge à pessoas idosas, portadores de deficiências, TEA e aos pobres dos animais, passarinhos, jamais permitiria solta de rojões com estampidos!", disse @reginamocf.
 
ATUALIZAÇÃO: O secretário municipal de Industria, Comércio, Turismo e Serviços, Leandro Lima procurou o JNN para explicar que os fogos que serão utilizados são de baixo ruído. "Os fogos que vão ser feitos na virada são fogos de baixo ruído já pensando nas crianças e na questão do autismo. A lei municipal não proíbe queima de fogos, a lei diz que tem que ser fogos de baixo ruído, não existe tecnicamente fogos que não façam barulho, ele tem um estampido mais baixo que é permitido", disse.


Impacto ambiental

A queima de fogos é uma fonte de poluição atmosférica. Os fogos liberam gases tóxicos, como o dióxido de nitrogênio e o dióxido de enxofre, que podem causar problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Os fogos também podem causar poluição da água. Os resíduos dos fogos podem contaminar os rios e lagos, prejudicando a vida aquática.

Impacto na saúde

Os fogos de artifício podem assustar animais, causando estresse e ansiedade. Os animais podem fugir de casa ou se machucar tentando se esconder dos fogos.

Os fogos também podem prejudicar pessoas com sensibilidade auditiva. O barulho dos fogos pode causar dor de ouvido, tontura e até mesmo danos permanentes à audição.

Alternativas à queima de fogos

Existem alternativas à queima de fogos que podem ser utilizadas para celebrar a virada do ano. Uma alternativa é a utilização de fogos silenciosos, que não emitem barulho.

Outra alternativa é a utilização de projeções de luzes e lasers. As projeções podem criar imagens e efeitos visuais que são tão bonitos quanto os fogos de artifício, sem causar danos ao meio ambiente ou à saúde das pessoas.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp