16/01/2024 às 13h09min - Atualizada em 16/01/2024 às 13h09min

Campeonato Paranaense vai homenagear jornalista de Siqueira Campos

Competição começa nesta quarta-feira e vai levar o nome de Gil Rocha

Folha Extra
Nesta quarta-feira (17) estreia o Campeonato Paranaense de Futebol. Neste ano de 2024, a competição estadual vai homenagear o jornalista natural de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, Gil Rocha.

Gilberto Manoel Rocha, mais conhecido como “Gil Rocha”, nasceu em Siqueira Campos e começou sua carreira na década de 1970 quando tinha 15 anos e trabalhou como rádio escuta na Rádio Pirquerê de Londrina.

Apaixonado pela informação, Gil se formou em Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina aos 21 anos. Logo alçou voos maiores sendo contratado como jornalista da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Rede Globo de Televisão. Seus primeiros passos na telinha foram na cidade de Londrina na extinta TV Coroados, atualmente RPC Londrina. Já na década de 1980, se mudou para capital do Estado e passou a atuar pela TV Paranaense, hoje a RPC Curitiba.

De Siqueira Campos para o mundo, Gil Rocha esteve presente em nada menos do que quatro coberturas de Copa do Mundo, incluindo o Tetracampeonato da seleção brasileira em 1994 quando o Brasil foi campeão nos Estados Unidos. O jornalista esportivo também acompanhou momentos importantes do futebol paranaense como, por exemplo, a conquista do Brasileirão do Coritiba, em 1985, e do Athlético em 2001.

Dentro da emissora paranaense, onde atuou por mais de 30 anos, Gil Rocha deixou um legado de inovações. Ele foi um dos responsáveis pela criação do Globo Esporte Paraná que passou a realizar a cobertura do esporte paranaense durante as tardes. Com isso, a RPC foi a primeira afiliada da Rede Globo a ter uma edição regional do programa. Também foi responsável pela criação do Globo Esporte Paraná no site da maior rede do país.

Já no não de 2019, Gil Rocha se despediu do grupo Globo e encarou um novo desafio no comando do jornalismo da rede Banda B. Ele também teve participações no programa Tempo Extra da CNT e foi diretor de jornalismo da CBN Curitiba, função que ocupou até seu falecimento, aos 63 anos, no mês de julho de 2023 em decorrência de complicações clínicas após realizar uma cirurgia no coração.

Para homenagear os mais de 40 anos dedicados a informação e ao esporte, a Federação Paulista anunciou o “Troféu Gil Rocha” para edição deste ano do Campeonato Paranaense de Futebol. A confirmação aconteceu após a assinatura do ato oficial realizada por Ana Zimmerman, viúva de Gil Rocha e repórter da RPC, e do filho do casal, Lucas Rocha.

"Ficamos muito felizes. Cada gol, cada comemoração e, quando forem levantar a taça, vai ser a taça Gil Rocha. Meu filho[Lucas] contou na noite de Natal. Ele surpreendeu a todos. Já faz seis meses e muita gente ainda vem falar conosco, todos comentários positivos. Isso nos enche de orgulho", disse Ana.

O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho, também falou sobre a homenagem ao jornalista. "A FPF tem costume de sempre homenagear treinadores, atletas e todos aqueles que fomentaram o futebol paranaense. E porque não fazer essa justa homenagem ao Gil, que foi alguém que levantou o estandarte do futebol paranaense. Foi alguém que lutou muito pelo nosso futebol. Uma singela e justa homenagem ao Gil Rocha", disse o presidente da entidade.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp