09/02/2024 às 17h29min - Atualizada em 09/02/2024 às 17h29min

​Iniciam pesquisas para filme do “Miss Paraná Gay” que acontecia em Jacarezinho

Evento foi sucesso na região nas décadas de 90 e 00’

Assessoria
No dia 05 de fevereiro de 2024, integrantes do filme documentário “Miss Paraná Gay” se reuniram na Sede da Associação Nubia Rafaela Nogueira em Jacarezinho com munícipes que organizaram o evento “Miss Paraná Gay” para apresentar o projeto e estabelecer o compromisso da equipe em contar a história deste importante evento cultural da cidade.

O filme terá em torno de 20 minutos de duração e contará a história do concurso de beleza transformista cuja realização, no auge dos anos 1990 e 2000 em Jacarezinho/PR, transformou a cidade com a celebração da existência de pessoas LGBT+ da região do Norte do Paraná e inspirou as gerações futuras.

O objetivo da equipe do filme é ouvir a população. Quem, inclusive, tiver algum material ou interesse em dar um depoimento sobre o evento basta entrar em contato com a CNX Produções, por e-mail ou pelas redes sociais. (Links abaixo)

Estiveram presentes na reunião as pessoas responsáveis pela criação do evento como Nubia Rafaela Nogueira (de forma remota, da Itália), Abel Pereira da Silva, Francisco Gomes Tempesta (Fran), Sonia Maria Rodrigues, e um grande parceiro na organização desde as primeiras edições, Manoel Dalbianco “Pité” Os cinco foram convidados para serem entrevistados para o filme, contando como foi a realização do evento segundo sua vivência.

Trinta anos atrás o evento foi um sucesso, e tornou-se referência estadual e nacional, já que garantia ao vencedor do concurso uma vaga para a etapa nacional do Miss Gay, que ocorria em Juiz de Fora/MG. Movimentava a vida social e econômica de Jacarezinho com participantes de outras cidades e estados brasileiros.

Dado à importância que teve na cultura jacarezinhense, e somada ao fato de não ter hoje na cidade nenhum acervo ou produção que conte sobre este evento, a Associação Nubia Rafaela e a CNX Produções inscreveram e foram aprovados em edital municipal para a realização do filme documentário.

O edital foi a Chamada Pública 008/2023 da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, com recursos oriundos da Lei brasileira Paulo Gustavo.

Além da noite tradicional da competição, o evento promovia outras atividades culturais, levando às ruas do comércio – como a Rua Paraná e a movimentação significativa no Bar do Jaime e no Bar da Esquina – ou em cima de um trio elétrico drags queens, transformistas, travestis e mulheres trans se apresentando, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural na cidade de Jacarezinho.

A equipe do filme está iniciando agora as pesquisas de fotos, vídeos e outros registros do evento, principalmente depoimentos de pessoas que participaram do evento de alguma forma. Da equipe organizadora ao público, com moradores da cidade que lembram do evento. 

Este projeto de pesquisa tem, também, como meta organizar um acervo de fotos e documentos do evento para consultas e pesquisas.

Estiveram também na reunião a equipe principal do filme, composta por Renan Bonito (Pesquisa, Direção e Gestão do Projeto), João Poletto (Direção de Fotografia e Arte) e Juno Gasparoto (Roteiro e Produção). 

Tem alguma história para nos contar ou fotos e vídeos para compartilhar sobre o Miss Paraná Gay, que aconteceu em Jacarezinho entre os anos de 1990 e 2000?
Basta entrar em contato com a CNX Produções.
[email protected]
www.instagram.com/cnxproducoes
www.facebook.com/cnxproducoesculturais 

 


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp