16/02/2024 às 10h51min - Atualizada em 16/02/2024 às 10h51min

​A importância da ciência e inovação para a área da saúde no mundo

Atualmente, o mundo está mais focado e responsável pelo avanço do sistema de saúde e procurando novas oportunidades para colocar em prática

Vinícius Alonso
A ciência, a tecnologia e a inovação são os principais componentes do setor da saúde capazes de garantir a existência de tratamentos adequados para curar doenças e se concentrar no bem-estar humano e uma vida mais saudável.

Com a pandemia da COVID-19 ficou comprovado o quanto todas as vidas estão em risco se o tratamento adequado das doenças não forem implementados, mostrando ainda mais a importância da ciência, tecnologia e inovação no campo da saúde. Manish Malik, Cientista da área que coleciona mais de 13 anos de experiência, afirma que a ciência tem uma contribuição importante no tratamento de seres humanos contra doenças mortais como o câncer, dengue e doenças cardíacas, por exemplo.

“O rápido desenvolvimento de vacinas contra a Covid, feito por vários países durante a pandemia, foi outro exemplo da importância da Ciência, Tecnologia e Inovação no setor da saúde. Agora, existem diversas vacinas no mercado em todo o mundo, para várias doenças mortais. Vale lembrar que o sistema da cadeia de distribuição também é desenvolvido apenas por causa da ciência, tecnologia e inovações”, acrescenta o cientista.

Segundo o especialista, hoje o mundo busca por soluções inovadoras para melhorar todos esses processos. “Agora, o mundo também busca promover soluções digitais de saúde, como teleconsulta, telemedicina, saúde móvel e equipamentos de automonitoramento em casa e tudo o que for possível apenas por conta dos avanços na ciência, tecnologia e sistema de saúde”.

O mundo está mais focado e responsável pelo avanço do sistema de saúde e procurando todas as oportunidades para colocar em prática políticas que garantam o desenvolvimento no campo da tecnologia, trabalho de pesquisa, saúde digital, distribuição suave, educação, conscientização e bons relacionamentos. “Isso ajudará no aumento da produção, melhor comunicação e mais oportunidades de emprego”, disse Malik, cientista que acumula anos de experiência na gerência de qualidade de empresas da área.

Quando tratamos deste assunto, o ceticismo ou a falta de reconhecimento nesse tipo de trabalho de investigação pode se transformar em um obstáculo significativo na produção dos novos medicamentos, já que os cientistas podem perder a fé em si próprios e nas suas competências, gerando um impacto negativo na área médica.

Sobre o assunto, Malik contribui: “Os líderes no campo da investigação precisam se certificar de que os cientistas devem estar sempre motivados, empenhados e positivos para obter o melhor resultado no campo”.

Ainda falando sobre o assunto, nos últimos meses, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Sobre este assunto, Malik ainda afirma que a inclusão desta vacina no sistema de saúde pública é um grande passo para a segurança e bem-estar público contra doenças mortais e que esta ação também irá motivar outros países a analisarem as oportunidades de introdução da imunização em seus sistemas de saúde.

“A introdução da vacina no sistema de saúde é o reconhecimento do trabalho de investigação e mantém os cientistas motivados a trabalharem na erradicação de doenças”, finaliza o cientista.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp