08/03/2024 às 16h20min - Atualizada em 09/03/2024 às 00h02min

Bombeiras militares participam de encontro sobre saúde da mulher e prevenção

Bombeiras militares participam de encontro sobre saúde da mulher e prevenção

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Bombeiras-militares-participam-de-encontro-sobre-saude-da-mulher-e-prevencao
Bombeiras militares participam de encontro sobre saúde da mulher e prevenção


32284098991
sex, 08/03/2024 - 16:20

Ações incluíram palestras e atividades sobre saúde física e mental, momento de relaxamento e meditação. O recado foi que a profissão acarreta estresse e é preciso que as profissionais estejam atentas aos sinais.


Os cuidados com a saúde física e mental e o alerta para reconhecer os sinais de estresse foram alguns dos temas tratados no encontro que homenageou as mulheres que integram o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). Realizado nesta sexta-feira, 08 de março, o evento “Saúde integral da mulher: o que precisamos saber” contou com atividades no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, e a presença da recém-criada banda de música do CBMPR. Participaram 40 profissionais da corporação.



“É um dia de reconhecimento às mulheres”, disse o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. “A ideia do encontro é trazer pautas importantes e de relevância para cada as participantes, bombeiras militares e civis. O comando está sempre buscando medidas que tragam conforto às mulheres e para que elas se sintam cada vez mais incluídas, tendo como parâmetro a igualdade entre todos os bombeiros militares".



Nas duas primeiras atividades, o tema foi saúde mental. “As mulheres que exercem essas duas jornadas, em particular as militares, são muito fortes e decididas. Mas, ao mesmo tempo, têm dificuldade de pedir ajuda. Chegam a um processo de esgotamento muito grande”, disse a palestrante, a psicóloga Juliana Viana, destacando que é preciso atenção para perceber que algo está errado. “É como uma bateria de celular. A nossa tolerância a determinada situação vai descarregando. Não podemos deixar zerar, porque a vida a gente não recarrega em uma hora como uma bateria”.



O tema também foi tratado na apresentação sobre prevenção de lesões nas bombeiras militares. O responsável pela palestra foi o soldado Giovanni Gnata, fisioterapeuta e integrante do Centro de Educação Física e Desporto do CBMPR (CEFID-CBMPR). “O principal recado é que, principalmente as bombeiras militares, precisam cuidar muito da saúde mental e da saúde física. Estamos em uma profissão que já tem um estresse mais elevado. E esse fator pode desencadear problemas físicos, principalmente na região da cervical, do ombro e da lombar”, afirmou.





O momento de relaxamento ficou a cargo da 3º sargento Juliana Mazzadri Zanello, com a dinâmica “Yoga e Meditação como ferramenta antiestresse”. A atividade teve duração de 40 minutos, dos quais 25 dedicados a exercícios de yoga e 15 minutos para a prática de meditação. Na etapa final, as participantes assistiram à palestra “Nutrição para a prática de atividade física”, ministrada pela capitã Thayane Gracielle Batista de Lima.



“Acredito que a gente, com esse tipo de evento, consegue ter mais união das meninas, para conversarmos sobre as nossas causas, nossas dificuldades, para evoluirmos como profissionais e como mulheres”, disse a capitã Ana Paula Schibelbein. “Todas as atividades focaram no desenvolvimento pessoal e na parte mental, espiritual. De maneira geral, para conseguir ser boa profissional é preciso estar bem”.



A soldado Bárbara Batistoti Gomes compartilha a mesma opinião. “Entendi o evento como um momento único para fortalecer os laços entre as bombeiras militares, no sentido de trabalho, de união, e mostrar o nosso valor”, disse. “Essas informações sobre saúde, tanto mental quanto física, atividade física e alimentação, nos ajudam a ser melhores e a prestar um bom serviço à população”.















Notícia publicada automaticamente via RSS



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Bombeiras-militares-participam-de-encontro-sobre-saude-da-mulher-e-prevencao
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp