15/03/2024 às 10h21min - Atualizada em 15/03/2024 às 10h21min

Frente Ampla em Defesa do Curso de Medicina Federal em Jacarezinho visita MEC

Foi apresentado um abaixo-assinado contendo mais de 8.500 assinaturas de moradores da região, incluindo Jacarezinhenses, em apoio ao projeto

Assessoria
Ontem, em Brasília, no dia 14 de março, representantes da comunidade de Jacarezinho, no Paraná, acompanhados pelo deputado estadual e presidente estadual do PT no Paraná, Arilson Chioratto (PT-PR) e pela deputada federal é presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), juntamente com a advogada e ex-prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, e o médico e ex-prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio, foram recebidos no Ministério da Educação - MEC. O objetivo da reunião foi defender a implantação do Curso de Medicina Federal em Jacarezinho, um projeto há muito acalentado pela comunidade e considerado vital para o Norte Pioneiro.

Durante a reunião, foi apresentado um abaixo-assinado contendo mais de 8.500 assinaturas de moradores da região, incluindo Jacarezinhenses, em apoio ao projeto. Tina Toneti expressou sua gratidão aos apoiadores do movimento , companheiros e companheiras do PT , PDT, PSB e demais partidos aliados, bem como ao Bispo Diocesano Dom Antônio Braz Benevente, ao Conselho dos pastores e toda a sociedade civil, que foram imprescindíveis na coleta das assinaturas. Destacou ainda, a importância da união de diversos grupos políticos locais para fortalecer a iniciativa.

“A gente está muito feliz com essa oportunidade, pois há muita chance de levarmos nossa faculdade de medicina para Jacarezinho, quem sabe ate a possibilidade da criação de uma extensão da Universidade Federal - UFPR para Jacarezinho. Com nossa frente ampla, de muitos grupos políticos da cidade, temos a missão de consolidar novamente Jacarezinho como polo estudantil no norte pioneiro, no Estado do Paraná e quiçá no Brasil”, disse Tina.

O ex-prefeito, Dr. Sérgio, expressou sua surpresa com a receptividade no MEC, destacando o potencial de Jacarezinho como centro educacional regional. Ele ressaltou que a cidade já é conhecida como a "Capital Estudantil do Norte Pioneiro", devido à presença de diversas instituições de ensino e saúde na região.

“Ficamos surpreendidos pela recepção no Ministério da Educação pois há o estudo para criação dessa essa extensão da UFPR na cidade para oferecer um ensino público de primeira qualidade, ainda mais por Jacarezinho ser a capital estudantil da região, que tem a facilidade de formar grandes alunos e profissionais da educação para apoiar o projeto do MEC”, disse o ex prefeito, Dr. Sérgio.

A iniciativa conta com o apoio do Campus de Jacarezinho do IF-PR (Instituto Federal do Paraná), cuja Carta de Intenção enviada junto ao abaixo-assinado destaca a viabilidade e a necessidade do curso de Medicina na região.

A possível abertura do curso de Medicina traria benefícios significativos para Jacarezinho e toda a região, incluindo o estímulo à economia local e a ampliação do acesso à educação de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem com, para a melhoria da saúde de toda a população do Norte Pioneiro.

A reunião no MEC representa mais um passo importante na jornada para tornar o Curso de Medicina Federal em Jacarezinho uma realidade, um marco que poderá transformar o futuro educacional e socioeconômico da região do Norte Pioneiro do Paraná.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp