20/03/2024 às 12h53min - Atualizada em 20/03/2024 às 12h53min

População organiza manifestação contra cobrança de pedágio em Jacarezinho

JNN
Claubinho Souza / Boraver
Um grupo de moradores está se mobilizando para uma manifestação contra a cobrança de pedágio nas BR-153 e BR-369 em Jacarezinho. Por meio de um grupo no Whatsapp, mais de 1000 pessoas estão se organizando para o protesto, marcado para este domingo, dia 24, às 10h, na praça de pedágio da BR-153 (ponte velha).

A intenção é que a manifestação seja pacífica, e boa parte dos participantes já confirmou presença. O grupo está pleiteando a isenção do pedágio para os moradores de Jacarezinho, Ourinhos e Cambará, com destaque para os residentes do bairro Marques dos Reis, em Jacarezinho, que ficariam isolados devido à cobrança do pedágio.

Há uma preocupação em garantir a segurança de todos os participantes, com orientações para evitar acidentes. Por isso, foi solicitado que não levem crianças e que estacionem carros em Marques dos Reis durante o evento.

O grupo enfatiza que a manifestação é pacífica e desencoraja qualquer forma de vandalismo. A mensagem finaliza com um apelo: "Se você está pensando em participar de atos de vandalismo, por favor, não vá! Isso só prejudicará nossos direitos!"

Ponte velha

A praça da ponte velha na BR-153 ficará em atividade segundo a assessoria informou no começo de fevereiro, pelo menos por 36 meses até que seja construída a praça prevista em contrato provavelmente na altura da balança.

Outro detalhe é que com a construção da nova praça prevista para 2027, a cidade de Jacarezinho será dividida, pois para ir para o bairro de Marques dos Reis será obrigatório passar pelo pedágio.

O que parece estar a ponto de acontecer é realmente a divisão da cidade pra quem mora em Marques dos Reis que ficará ilhado e terá que pagar pedágio para sair do bairro e ir até outros bairros de Jacarezinho ou para Cambará e Ourinhos (SP). A tarifa nas praças de Jacarezinho será de R$ 12 para carros.

Descontos

Cabe destacar ainda que motoristas que possuem tag para cobrança eletrônica também têm acesso, de forma automática, a um programa de descontos robusto, com o DUF: Desconto para Usuários Frequentes (para veículos leves), que podem, por exemplo, representar um desconto médio de 75% na tarifa. Outro importante benefício é o DBT: Desconto Básico de 5% na tarifa (para todos os veículos que possuem a tag); uma economia significativa para usuários regulares. Na mesma linha, motocicletas são isentas de qualquer cobrança.
 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp