21/03/2024 às 17h50min - Atualizada em 21/03/2024 às 17h50min

Justiça Federal determina isenção de pedágio para moradores de bairro em Jacarezinho

Decisão judicial beneficia residentes do Distrito de Marques dos Reis

JNN
JNN
Uma decisão judicial concedeu isenção do pagamento de pedágio na praça localizada no entroncamento das rodovias BR-369 e BR-153 aos moradores do Distrito de Marques dos Reis, em Jacarezinho/PR. A medida visa evitar prejuízos à população diante da iminente cobrança de tarifa, que começará em 23 de março.

O Município de Jacarezinho/PR moveu uma ação civil pública contra a União, o Estado do Paraná e a empresa EPR Litoral Pioneiro S.A., buscando a isenção do pedágio para os moradores locais. A solicitação foi baseada na necessidade de garantir o acesso livre à cidade, especialmente para os residentes do bairro Marques dos Reis, que ficariam isolados e impedidos de diversos acessos essenciais à sua sobrevivência.

Após análise do caso, o Ministério Público Federal e o Tribunal decidiram favoravelmente ao pedido do Município, reconhecendo o iminente perigo à população. A União, por sua vez, solicitou a inclusão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no processo e contestou a concessão da tutela provisória, argumentando que poderia esgotar o objeto da demanda.

Contudo, o Tribunal acolheu o pedido de tutela provisória do Município, destacando a urgência da situação e a necessidade de proteger os moradores do Distrito de Marques dos Reis. A medida visa evitar que esses residentes sejam obrigados a pagar o pedágio para se deslocar dentro de sua própria cidade.

A decisão determina que os moradores do bairro mencionado sejam dispensados do pagamento da tarifa de pedágio até que se chegue a uma solução definitiva. O cadastramento dos moradores será realizado pelo Município de Jacarezinho, com identificação adequada, e a concessionária deverá ser comunicada para permitir a passagem livre dessas pessoas na praça de pedágio.

A decisão do Tribunal visa garantir o direito de acesso à cidade para os moradores do Distrito de Marques dos Reis, em Jacarezinho/PR, diante da iminente cobrança de pedágio. O processo segue em andamento, aguardando manifestação da empresa EPR Litoral Pioneiro S.A., e outras questões processuais serão analisadas posteriormente.

O PortalJNN entrou em contato com a assessoria de imprensa da concessionária que emitiu uma breve nota em relação a decisão. " A concessionária ainda não foi notificada sobre essa decisão liminar, mas assim que for, cumprirá o que a justiça determinou", destaca a nota.

Leia a decisão na íntegra.
 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp