25/03/2024 às 09h56min - Atualizada em 25/03/2024 às 09h56min

​Produtores de goiaba em Carlópolis planejam expansão com alta demanda externa e Indicação Geográfica

JNN com comprerural.com
Jaelson Lucas/AEN
Com preços mais atrativos e uma demanda crescente no mercado externo, os produtores de goiaba em Carlópolis, no norte pioneiro do Paraná, estão planejando uma significativa expansão. Graças à obtenção da Indicação Geográfica (IG) e ao selo Global G.A.P, a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (Coac) viu suas exportações da fruta aumentarem em 580% nos últimos três anos.

O aumento nas exportações, que saltaram de 16.730 kg para 113.703 kg entre 2020 e 2023, demonstra o potencial do mercado externo para a goiaba produzida na região. A Coac tem desempenhado um papel fundamental nesse crescimento, oferecendo suporte aos produtores locais, como o caso do policial militar Juliano Azevedo de Oliveira Bicudo, que começou sua produção sem experiência prévia em 2016.

Com o apoio da cooperativa, Bicudo investiu na obtenção de certificações e na expansão de sua produção, que atualmente abrange uma área de cerca de três hectares, com 1,6 mil pés de goiaba. O sucesso do negócio é evidenciado pelo aumento do volume de exportações e pela estabilidade dos preços no mercado internacional, em torno de R$ 5,00 o quilo.

Apesar de trabalhar como servidor público, Bicudo destaca que sua maior fonte de renda provém da produção de goiabas, e ele planeja expandir ainda mais seu negócio, adicionando mais 2 mil pés da fruta este ano. A busca por qualidade tem sido uma estratégia chave, agregando valor ao produto e atraindo a atenção de clientes no exterior.

“A exportação é um excelente negócio. O preço da goiaba fica estável o ano todo, em torno de R$ 5,00 o quilo. Meu objetivo é direcionar 20% da minha produção para o mercado externo”, projeta Bicudo. “Neste ano, vamos investir na capacitação de mão de obra para aumentar a nossa capacidade de processamento e as exportações”, conta Bicudo, que tem a ajuda de três funcionários na propriedade.

A gerente de vendas da Coac, Inês Yumiko Sato Sasaki, ressalta a alta procura pela fruta no início deste ano, tanto no mercado nacional quanto internacional. A presença da cooperativa se estende por diversos estados brasileiros e países, consolidando a reputação da goiaba paranaense como um produto de qualidade e confiabilidade.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, enfatiza a importância das certificações e do trabalho conjunto entre entidades para o sucesso do setor. A obtenção da Indicação Geográfica e do selo Global G.A.P. abriu portas para o mercado internacional, proporcionando uma oportunidade de crescimento econômico e qualidade de vida para os produtores rurais da região.

“Por meio da organização dos produtores e da busca de IG e Global G.A.P., conseguimos abrir o mercado internacional. Ninguém acreditava em exportar goiaba. Hoje, a logística permite que a goiaba de Carlópolis chegue mais cedo à Europa do que em algumas regiões do Brasil”, aponta.

O sucesso dos produtores de goiaba em Carlópolis é um exemplo inspirador de como a valorização de produtos locais e a busca pela qualidade podem impulsionar o desenvolvimento econômico e social de uma região. Com uma demanda crescente e uma reputação sólida no mercado internacional, a goiaba paranaense continua a prosperar, trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para a comunidade como um todo.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp