28/03/2024 às 15h27min - Atualizada em 28/03/2024 às 15h27min

​Ourinhos decreta situação de emergência após prejuízos por conta da falta de chuva

Prefeitura explicou que, após o reconhecimento da situação pelo Governo de SP, produtores rurais poderão ter apoio para resolver os prejuízos. Documento vale por 180 dias

g1 Bauru e Marília
Reprodução TV Tem
A Prefeitura de Ourinhos (SP) decretou situação de emergência por conta de prejuízos causados pela falta de chuva no segundo semestre de 2023 e início de 2024. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira (26).

Segundo a administração pública, a decisão do prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), foi embasada em uma nota técnica emitida pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que caracterizou a situação como de emergência devido às "temperaturas extremas de período prolongado".

A nota técnica apresenta que houve perdas na produção de amendoim, milho e soja para a safra de 2023/2024, com uma quebra de 42% nas lavouras de milho e de 39% nas lavouras de soja na região.

Segundo o governo, o documento se baseia nos baixos índices de chuvas e condições climáticas extremas causadas por um longo período sem (ou com pouca) chuva, além da perda de umidade do solo.

A medida visa auxiliar produtores rurais que tiveram prejuízos financeiros que os impossibilitaram de cumprirem as obrigações com o município. O documento vale por 180 dias e justifica que a estiagem afetou a agricultura e pecuária dos municípios.

Durante o período emergencial, o Executivo fica autorizado a utilizar da legislação para atender às necessidades decorrentes dessa situação, dentro dos limites e competências da administração pública.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp