01/10/2020 às 14h43min - Atualizada em 01/10/2020 às 14h43min

​Morte de Dirceu Rodrigues foi causada pela Covid-19

Ex-prefeito de Siqueira Campos sofria de Alzheimer e morreu no dia que completava 74 anos, na terça-feira

Tribuna do Vale
Divulgação
Exames confirmaram que a Covid-19 foi a causa da morte de Dirceu Rodrigues, ex-prefeito de Siqueira Campos e uma das figuras públicas mais emblemáticas da história política do Norte Pioneiro. O antigo gestor foi a óbito na madrugada de terça-feira (29), justamente o dia que completava 74 anos de idade.

Dirceu Rodrigues estava já há algum tempo em uma clínica de repouso em Curitiba e lutava contra o Alzheimer, além de ter um quadro clínico debilitado. O ex-prefeito era viúvo e optou pela vida na capital após ter o diagnóstico de saúde comprometida.

O prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, o Bi (PSB), decretou luto oficial de três dias no município. Nas redes sociais foram centenas de homenagens de cidadãos e políticos de diferentes esferas.

Como procedimento padrão em caso de óbitos por Covid-19, não haverá velório e o corpo de Dirceu Rodrigues será sepultado em Curitiba.

TRAJETÓRIA

É impossível falar da política de Siqueira Campos sem citar Dirceu Rodrigues, que foi prefeito do município por três mandatos (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2004) e deu uma significativa contribuição para o progresso do município, especialmente pela política visionária de atração de empresas, ainda no fim da década de 80.

A presença da Pro Tork, empresa que hoje gera cerca de 4 mil empregos diretos em Siqueira Campos, é uma das conquistas da gestão de Dirceu como prefeito. A avaliação popular do ex-gestor era tão grande que até hoje é recordista de votos em uma eleição majoritária: 7,4 mil votos no pleito de 2000, marca esta nunca alcançada mesmo com o aumento do número de eleitores.

Outra prova da influência política do ex-prefeito é que, na sua sucessão ao cargo em 2004, o eleito foi o então vice-prefeito, Luiz Antônio Liechocki, que tinha apoio público de Dirceu Rodrigues e depois foi reeleito para o cargo em 2008.

Dirceu Rodrigues ainda era cotado e franco favorito para as eleições municipais de 2012, porém teve o pedido de candidatura negado pela justiça eleitoral por reprovação de contas referentes a seus mandatos anteriores como prefeito.

Depois disso Dirceu Rodrigues optou por se afastar de disputas eleitorais. O último cargo público foi de chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Trabalho, em Jacarezinho, no começo da década de 2010.


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp