03/04/2024 às 11h24min - Atualizada em 03/04/2024 às 11h24min

​Alimentação de qualidade é algo sério no Hospital São José

Marcos Júnior
Marcos Júnior
Dentre os diversos serviços que um hospital possa oferecer a alimentação sempre foi um tema que chegou a ser desagradável para o paladar ou até mesmo sem gosto. Só que no Hospital São José em Carlópolis, que é administrado pelo Centro Integrado de Saúde (CIS), recebe elogios pelo sabor e qualidade.

“Temos a opção da escolha de café ou chá, além da quarta-feira ter a opção de peixe. Por sermos católico é algo que chama a atenção. Além de saborosa”, comenta o casal Alex Godoy, 29 anos, e Vitória Mendes, 22 anos, do município de Wenceslau Braz que acompanharam o nascimento do primeiro filho na unidade hospitalar.

A alimentação exerce um papel fundamental na recuperação das pessoas que estão internadas, uma vez que é essencial para garantir todos os nutrientes que o corpo precisa.

A responsável pelo serviço de alimentação é a nutricionista Maria Helena Paiva. Ela explica que as refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia) são ofertados aos pacientes internados e cirúrgicos, além dos que esperam um atendimento no Pronto Socorro. Ela ainda explica que no período de quaresma é realizado uma alimentação com opção de não ter a carne vermelha nas quarta e sextas-feiras.

“As dietas são modificadas através da Dieta Geral, segundo alguns critérios químicos, físicos e organolépticos. A nutrição e equipe médica trabalham juntas para garantir que o paciente possa ter o melhor atendimento possível”, analisa Maria Helena Paiva.

O setor de alimentação conta com duas cozinheiras e duas copeiras, além da nutricionista responsável pela elaboração do cardápio de pacientes e colaboradores do hospital. Diariamente são servidas 180 refeições entre almoço e jantar.

Um alerta que a nutricionista ressalta é sobre a entrada de alimentos fora do hospital. Eles podem trazer risco a saúde do paciente internado, seja pelo risco de contaminação, armazenamento inadequado ou mesmo alimentos proibidos durante o tratamento. "Por esta razão é proibida a entrada de alimentos durante o período de internação", complementa Maria Helena Paiva. 

Além do cuidado com os pacientes internados, elaboração de cardápio, compras e zelar para que todas as práticas higiênicas sanitárias sejam cumpridas, a nutricionista também oferece atendimento ambulatorial as gestantes com palestras sobre aleitamento materno, mitos, alimentação saudável, entre outras ações.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp