03/04/2024 às 17h10min - Atualizada em 04/04/2024 às 00h02min

Governo do Paraná compartilha experiência da implantação do Siafic com São Paulo

Governo do Paraná compartilha experiência da implantação do Siafic com São Paulo

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Governo-do-Parana-compartilha-experiencia-da-implantacao-do-Siafic-com-Sao-Paulo
Governo do Paraná compartilha experiência da implantação do Siafic com São Paulo


17189390944
qua, 03/04/2024 - 17:10

Durante a reunião online, representantes da Diretoria da Contabilidade-Geral do Estado e da Assessoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Atic) do Paraná apresentaram detalhes do processo de implementação do Siafic, destacando sucessos e obstáculos enfrentados.


A Secretaria da Fazenda do Paraná promoveu nesta quarta-feira (3) uma reunião online com integrantes da equipe responsável pela implantação do novo Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) no Estado de São Paulo. O encontro teve como objetivo compartilhar a experiência bem-sucedida do Paraná na implementação desse sistema com representantes do estado vizinho.



Durante a reunião, representantes da Diretoria da Contabilidade-Geral do Estado e da Assessoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Atic) do Paraná apresentaram detalhes do processo de implementação do Siafic, destacando sucessos e obstáculos enfrentados.



“Estamos em uma fase em que ainda há ajustes e correções, mas o Paraná obteve avanços muito grandes. São Paulo, como a maior economia dos entes subnacionais do País, merece um sistema de qualidade”, disse Gisele Carloto, diretora da Contabilidade-Geral do Paraná, que frisou a importância dos treinamentos para o sucesso na implantação.





Rosana Kaneko, diretora do Centro de Normas Contábeis da Secretaria da Fazenda de São Paulo, juntamente com outros colegas do governo paulista, fez perguntas específicas sobre a contratação, a implantação, os treinamentos e a transição para o Siafic.



Na opinião de Ricardo Maciel, da Sefaz-SP, o encontro foi muito proveitoso para sanar dúvidas a respeito da introdução de um sistema tão complexo. “Enfrentaremos um desafio ‘violento’ em São Paulo, e está sendo valioso aprender com nossos colegas do Paraná. Estamos totalmente à disposição para também auxiliar o Paraná com a nossa experiência”, disse.



A reunião proporcionou um espaço de colaboração e troca de experiências. Foram discutidos aspectos como o planejamento e execução da implementação, conquistas alcançadas, desafios superados e lições aprendidas ao longo do processo. Além disso, foram exploradas perspectivas futuras para o aprimoramento contínuo do sistema e uma visita presencial da equipe de São Paulo, no final de abril, para compreender melhor o novo sistema e fortalecer os laços de cooperação.





SISTEMA – Desenvolvido pela empresa Logus em parceria com a Celepar, o Siafic foi adotado pelos núcleos fazendários de todos os órgãos e secretarias, bem como pelos demais Poderes do Estado do Paraná. A ferramenta passou a executar as finanças do Estado a partir de janeiro, integrando atividades de planejamento, orçamento, contabilidade e controle do governo.



O sistema é parte integrante do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), e confere mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. Seu objetivo central é a integração entre diversos módulos e sistemas da administração pública, além de proporcionar novas funcionalidades para avaliar a utilização de verbas e incorporar a certificação digital aos processos internos.



Ao longo do ano passado, os órgãos da administração direta e aqueles vinculados ao Governo do Paraná, assim como os Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública, passaram por treinamentos e iniciaram o lançamento de dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Siafic, para que o novo sistema já pudesse executar o orçamento do atual exercício no começo de janeiro.















Notícia publicada automaticamente via RSS



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Governo-do-Parana-compartilha-experiencia-da-implantacao-do-Siafic-com-Sao-Paulo
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp