04/04/2024 às 18h00min - Atualizada em 05/04/2024 às 00h02min

Com São Mateus do Sul, Paraná chega a 32 cidades certificadas como Amiga da Pessoa Idosa

Com São Mateus do Sul, Paraná chega a 32 cidades certificadas como Amiga da Pessoa Idosa

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-Sao-Mateus-do-Sul-Parana-chega-32-cidades-certificadas-como-Amiga-da-Pessoa-Idosa
Com São Mateus do Sul, Paraná chega a 32 cidades certificadas como Amiga da Pessoa Idosa


04313212990
qui, 04/04/2024 - 18:00

A cidade de São Mateus do Sul, na região Sul do Estado, foi certificada nesta quinta-feira (4) pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o País são 42 cidades certificadas - 76% delas estão no Paraná.


A cidade de São Mateus do Sul, na região Sul do Estado, foi certificada nesta quinta-feira (4) pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS). O município de 42.366 habitantes (Censo 2022) e 6.591 pessoas idosas é o 32° do Paraná a receber o título. Em todo o País são 42 cidades certificadas - 76% delas estão no Paraná. Completam a lista municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.



“Em São Mateus do Sul os jovens vão poder olhar para o futuro e saber que aqui é uma cidade boa para viver. Nós queremos que as pessoas tenham muitos anos de vida com envelhecimento ativo e saudável”, destacou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Ela destacou que o título celebra um compromisso de políticas públicas que extrapola uma gestão.



A prefeita Fernanda Saldanha enalteceu o trabalho conjunto com o Governo do Estado para obter a certificação. “É um título que representa a política pública para a pessoa idosa e resultado do trabalho junto com as secretarias e sociedade civil organizada. Vamos priorizar o que é mais importante, que é a qualidade de vida, saúde e acessibilidade”, afirmou.





Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população. A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050.



O Governo do Estado mantém projetos como o programa Viaja 60+, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, o Condomínio do Idoso, entre outras iniciativas, para atendimento a essa parcerla.



Nesta quinta-feira (4) foi inaugurado o Complexo Social Cidade do Idoso, em Irati, que é outra iniciativa que passa a integrar esse rol. O espaço permite acesso a atividades físicas, atenção à saúde especializada para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.



Confira a lista dos 32 municípios certificados no Paraná:



- Araucária

- Barracão

- Bom Sucesso do Sul

- Capanema

- Capitão Leônidas Marques

- Cascavel

- Chopinzinho

- Colombo

- Corumbataí do Sul

- Curitiba

- Dois Vizinhos

- Enéas Marques

- Francisco Beltrão

- Guarapuava

- Irati

- Itapejara D’Oeste

- Londrina

- Maringá

- Nova Esperança do Sudoeste

- Pato Branco

- Pérola da Oeste

- Planalto

- Prudentópolis

- Realeza

- Renascença

- Salgado Filho

- Santa Tereza do Oeste

- Santo Antônio do Sudoeste

- São Mateus do Sul

- Sulina

- Verê

- Vitorino















Notícia publicada automaticamente via RSS



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-Sao-Mateus-do-Sul-Parana-chega-32-cidades-certificadas-como-Amiga-da-Pessoa-Idosa
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp