05/04/2024 às 11h31min - Atualizada em 05/04/2024 às 11h31min

​Laudo aponta mortandade de peixe em lago com obras para virar praia artificial em Ourinhos

Segundo o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, para execução das obras, prefeitura teria interrompido o abastecimento de água, o que diminuiu a oxigenação e elevou a temperatura do lago

g1 Bauru e Marília
O Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente (Comdema) de Ourinhos (SP) apontou que um dos lagos do Parque Olavo Ferreira de Sá, no recinto da Fapi, apresenta mortandade de peixes. O local passa por obras para virar uma praia artificial.

Segundo o conselho, para execução das obras, a prefeitura teria interrompido o abastecimento de água, o que teria diminuído a oxigenação do lago, elevado a temperatura da água e, por consequência, causado a morte dos animais.

As obras no local tiveram início em março deste ano e não têm previsão para serem concluídas. No projeto, o lago existente, abastecido com água de mina, servirá como a base para a praia, com a inclusão de areia branca e áreas de lazer.

Para apurar o caso, o Condema enviou uma manifestação ao Ministério Público (MP). Questionada, a Prefeitura de Ourinhos não se manifestou até a publicação desta reportagem.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por sua vez, afirmou que monitora a situação, com o objetivo de avaliar melhor a qualidade e características físico-químicas da água e busca maior embasamento sobre as possíveis causas da mortandade.

A Cetesb informou ainda que está em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ourinhos para entender a situação e tomar providências a respeito do caso.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp