10/04/2024 às 12h09min - Atualizada em 10/04/2024 às 12h09min

​Jacarezinho avança para alcançar metas lixo zero 2030

Assessoria
Assessoria
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente está pronta para fazer Jacarezinho correr em direção às metas lixo zero. Em 2030, a cidade deverá recuperar 90% dos orgânicos e 60% dos recicláveis secos que hoje ainda vão para o aterro sanitário. Jacarezinho está inclusa no Calendário Lixo Zero 2024 e “a nossa missão é tornar nossa cidade referência em sustentabilidade”, afirma o secretário José Antônio Costa. A prefeitura conta com a plataforma internacional representada pelo Instituto Lixo Zero Brasil e a startup paranaense Recicla Connect. “O objetivo é fomentar a coleta seletiva, promover a não geração de lixo e sensibilizar a sociedade civil a fazer parte da solução”, comentou o fundador da startup João Batista Junior 

No dia 30 de março , dia Internacional Lixo Zero, foi celebrado em Jacarezinho o Acordo Social junto à Prefeitura Municipal, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAJ) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASSOMARJA), ação conjunta que visa promover padrões de consumo e produção sustentáveis e aumentar a conscientização sobre como as iniciativas de resíduo zero contribuem para o avanço da agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No último sábado 6, foi saboreado um bolo em comemoração à semana de aniversário de Jacarezinho junto aos catadores da ASSOMARJA, o prefeito Marcelo Palhares esteve presente e destacou os benefícios que o município, o catador e o meio ambiente têm com o aumento da taxa de reciclagem local, “a população recicla, os catadores coletam e faz a triagem dos resíduos e a cidade agradece” disse o prefeito. 
 
O Coletivo Lixo Zero em Jacarezinho está em formação, essa plataforma promove a troca de experiências e histórias de sucesso, implementação de soluções e tecnologias de gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo projetos e iniciativas inovadoras, projeto locais para promover o encaminhamento ambientalmente adequado dos resíduos.
Esta página será atualizada com mais informações sobre o programa. 


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp