16/04/2024 às 11h16min - Atualizada em 16/04/2024 às 11h16min

Odemir Capello recebe, com méritos, o título de Cidadão Honorário de Jacarezinho

Consultor exemplar do Sebrae, através de seu trabalho está devolvendo a autoestima do produtor rural e de diversos setores do empreendedorismo do Norte Pioneiro

Carlos Roberto Francisquini / Circulando Aqui
Carlos Roberto Francisquini / Circulando Aqui
O Consultor do Sebrae Odemir Capello recebeu na última quinta 11 de abril, o Título de Cidadão Honorário de Jacarezinho.

O projeto de Lei foi proposto pelo vereador José Roberto Souza de Assis, o Betão da Curva, como é mais conhecido, e foi aprovado por unanimidade pelos demais membros parlamento jacarezinhense.

Um grande público, formado por amigos, colaboradores do SEBRAE, personalidades da política, profissionais liberais e familiares lotou o plenário da Câmara Legislativa de Jacarezinho para acompanhar o ato público que condecorou o mais novo cidadão jacarezinhense.

Membros do Legislativo ratificaram a importância do homenageado para Jacarezinho e seus relevantes serviços prestados para o desenvolvimento econômico da Região do Norte Pioneiro do Estado do Paraná.

O vereador José Roberto Souza de Assis, o Betão da Curva, lembrou, em seu discurso, que existe um norte pioneiro antes e depois do Odemir Capello e que estava muito honrado de ser o autor do projeto que outorgou o Título de Cidadania Honorária e agradeceu aos demais membros do legislativo que aprovaram a homenagem por unanimidade.

“Hoje é um grande dia para Jacarezinho. Odemir Capello é oficialmente cidadão jacarezinhense e isto muito nos orgulha”, comentou.

Vanderlei Pereira de Souza, Secretário Municipal de Relações Institucionais Representou o Prefeito Marcelo Palhares no evento e transmitiu mensagem oficial da prefeitura municipal.

“Odemir, estou aqui representando o Prefeito Marcelo Palhares e registrar nossa alegria por esta homenagem. Mais que parabenizar, queremos agradecer a você por toda a contribuição dada ao nosso município. São inúmeras as realizações em prol do cidadão jacarezinhense.  GeniusCon, Ficafé são apenas algumas de suas realizações mais recentes. Então, em nome do Prefeito de Jacarezinho, receba todo nosso carinho e gratidão”, pontuou.

Jailton Aparecido de Paula, Secretário Municipal de Administração fez um discurso emocionado. Ele recordou parte de sua convivência com Capello e destacou o aprendizado desta relação profissional que rompeu as barreira e se tornou em uma grande amizade.

“O Odemir tem paixão pelo que faz, sabe como poucos exercer o espírito de liderança, é muito exigente, e sabe reconhecer gente que tem capacidade de desenvolver-se profissionalmente e dá chances para as pessoas. Eu sou uma dessas pessoas que pela conivência com ele, aprendi e aprendo todo dia. É justa esta homenagem por tudo que ele faz e ainda tem a fazer por Jacarezinho e pelo Norte Pioneiro”, completou.

Silvio Ferreira, Advogado e amigo de Odemir Capello, recordou os primeiros anos do SEBRAE em Jacarezinho.

“Nossa amizade teve início quando o SEBRAE ainda se escrevia com “C” “, brincou. “Ao longo dessa nossa jornada, muita coisa aconteceu, sua história de vida pessoal e profissional é incrível. Estou muito feliz de estar aqui testemunhando este momento especial para você Odemir, para sua linda família e para todos nós seus amigos. É muito justa essa homenagem”, resumiu.

Membro atuante da Maçonaria, Odemir Capello é responsável pela instalação do Capítulo DeMolay (agremiação para jovens entre 12 de 21 anos) na nossa região. Cláudio Nucini, representante da Loja Maçônica Aristides Lobo destacou a alegria pela homenagem.

“Estou aqui representando todos os irmãos da Loja Maçônica Aristides Lobo para testemunhar a nossa alegria pela sua homenagem esta noite. É justa e nos honra muito”, pontuou. 

A empresário Ana Carla Molini presidente da rede Molini,s de supermercados se emocionou ao falar de Odemir e recordar da amizade que nutria por seu pai José Carlos Molini.

“Fiz questão de vir aqui para te dizer o quanto sou grata por todos esses anos de amizade. Você é um profissional de raro valor, um visionário incrível, seus feitos falam por si. Mas você é um ser humano especial, companheiro fiel e um amigo leal”, enfatizou.  

Em seu discurso, Odemir Capelo falou com carinho da homenagem que recebeu e declarou seu agradecimento pelo reconhecimento de eu trabalho.

Capello disse que nasceu em Londrina no ano de 1963, falou com carinho de sua cidade natal, mas afirmou que foi em Jacarezinho que encontrou a sua verdadeira vocação profissional e pessoal.

“Fui designado em 1992, para abrir o escritório do Sebrae em Jacarezinho, uma instituição que tem como missão melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento dos pequenos negócios. Desde então, dediquei minha vida a apoiar os empresários, os produtores rurais, os estudantes, os jovens, os inovadores e todos aqueles que sonham em transformar suas ideias em realidade”, ponderou.

Ele recordou que chegou no Norte Pioneiro em 1992, e que por vinte anos atuou dentro da ACIJA, na época responsável por articular a vinda do SEBRAE para Jacarezinho com o objetivo de atuar no NORTE PIONEIRO, num projeto de capilarizarão do SEBRAE na época chamado BALCÃO SEBRAE.

“Lembro que nesta época uma campanha nacional comunicava para os diversos públicos alvo “SEBRAE, NENHUMA PERGUNTA SEM RESPOSTA”. Nessa trajetória, tive a oportunidade de participar de inúmeros projetos que contribuíram para o progresso da região do Norte Pioneiro do Paraná. O Projeto Comfribra foi um dos primeiros”, recordou.

O projeto Comfibra, foi realizado em parceria Sebrae, ACIJA e a PETROBRAS, que visava aproveitar as fibras naturais da região (principalmente taboa e bananeira) para produzir artesanato, móveis e outros produtos sustentáveis e de alto valor agregado.

“Capacitamos mais de 1500 pessoas em Jacarezinho nos maiores bairros, o objetivo além dos produtos era de dar cidadania à população mais carente do município”, recorda.

O projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, que busca melhorar a qualidade e a competitividade dos cafés produzidos na região, valorizando a origem e a identidade dos produtores foi a primeira IG do Paraná a beneficiar toda a comunidade cafeeira do Norte Pioneiro.

“Hoje exportando para o mundo todo”, comemora.

Odemir falou da GeniusCon e seus objetivos
A feira de inovação e tecnologia reúne estudantes, pesquisadores, empresários e entusiastas do tema, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o surgimento de novas soluções para os desafios da sociedade.

“Passaram desde a primeira edição em 2016 mais de 22 mil pessoas na feira de inovação que tem como objetivo criar oportunidade para os jovens da nossa região”, enumerou.

A  Ficafé e Feira Sabores do Norte Pioneiro, uma vitrine gastronômica que divulga os produtos  DIFERENCIADOS DO AGRO da região, para o Paraná o Brasil e o mundo como o Morango a goiaba, os cafés especiais, os queijos , a Pamonha, os produtos orgânicos e os produtos industrializados do AGRO, também é uma iniciativa de Odemir e seus parceiros.

“Não fiz nada sozinho. Nós construímos pontes entre diversos setores para formar uma grande rede de desenvolvimento que culminaram no resultado que conhecemos hoje”, observou.

De acordo com Odemir, essas parcerias foram fundamentais para o sucesso das diversas iniciativas e também para o reconhecimento que a região recebeu em nível estadual e nacional.

“Fomos premiados pelo programa Prefeitura Empreendedora nacional 3 vezes: 1 por Jacarezinho, 1 por Carlópolis, uma pelo território Norte Pioneiro e outra pelo projeto do Sistema Regional de Inovação e tantos outros prêmios que nos enchem de orgulho e nos motivam a continuar trabalhando pelo desenvolvimento da região”, destacou

Odemir dedicou sua homenagem a todas as pessoas que acreditaram e apoiaram suas ideias.  

“Quero dedicar este título a todos os empreendedores do Norte Pioneiro do Paraná, que com sua garra, sua criatividade e sua persistência fazem desta região um lugar melhor para se viver. Vocês são a razão do meu trabalho e da minha paixão pelo Sebrae”, comentou.

Ele disse que o sonho de tornar o norte pioneiro um lugar melhor para se viver foi compartilhado por sua toda sua equipe e destacou a bravura de seus colegas de SEBRAE, a maioria presente na homenagem. Depois de nomear todos que estavam presente e também os ausentes, Odemir disse que sempre esteve cercado de gente TOP.

“Sempre acreditei que ninguém é “TOP” sozinho, por isto divido este título com os meus colegas “TOPs” que são os consultores e funcionários do SEBRAE, e também aos COLEGAS “TOPs” de entidades parceiras que são estratégicas para este objetivo”, frisou, “Obrigado por tudo que fizeram” acrescentou.

Família
Odemir recordou passagens importantes e desafios que foram superados. Ele atribuiu suas conquistas pessoais a sua amada Nice pela generosidade de apoiar sua carreira profissional.

“Quero dedicar este título à minha família, minha esposa Nice, companheira que sempre me apoiou e me incentivou em todos os momentos, meus filhos Guilherme, Maria e Catarina, meu neto Gustavo, minha nora Jessica, meus genros Marquinhos e Everson, que são minhas maiores alegrias. A todos vocês, meu muito obrigado pelo amor e pela compreensão”, emocionou-se.

Cidadania Honorária

Vale saber que O título de "cidadão honorário" é uma distinção concedida por uma entidade governamental, como uma cidade, estado ou país, a uma pessoa que não é natural daquela jurisdição, mas que é reconhecida por suas contribuições significativas para a comunidade ou pelo seu mérito.

Geralmente, esse título é concedido em reconhecimento a realizações notáveis, serviços prestados ou por promover o bem-estar da comunidade local ou da sociedade como um todo.

A concessão do título de cidadão honorário não implica em cidadania legal, mas é uma forma de honrar e agradecer a pessoa por suas contribuições.

Odemir Capello preenche todos os requisitos e vai além. Há pouco mais de trintas anos desde sua chegada, quando no Norte Pioneiro haviam campanhas que distribuía cartazes por toda a extensão das rodovias que ligam as cidades com a frase: O GRITO DOS EXCLUIDOS – em protesto contra a falta de investimentos e políticas públicas de desenvolvimento regional e o resultado que temos hoje, há sim muito a ser celebrado.

Sua atuação não só notabiliza e honra a história de Jacarezinho onde lhe foi concedida a cidadania, mas em toda a região Norte Pioneiro do Estado Paraná, onde, através de seu trabalho exemplar devolveu a autoestima do produtor rural e de diversos setores do empreendedorismo regional, apagando da nossa história o rótulo pejorativo de região do Ramal da Fome. 

O Norte Pioneiro agradece! 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp