08/05/2024 às 12h22min - Atualizada em 08/05/2024 às 12h22min

​Professores da UENP são homenageados em solenidade do Dia do Trabalhador na ALEP

Docentes foram indicados pela atuação na Universidade por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

Assessoria
Assessoria
O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Ricardo Aparecido Campos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Sobral da Silva Maia, e o professor do curso de Agronomia, Rone Batista de Oliveira, foram homenageados na Sessão Solene em Alusão ao Dia Internacional do Trabalho, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) no dia 2 de maio. Na ocasião, os professores da UENP receberam o Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná – Trabalhador Nota 10.

O Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná é uma iniciativa dos deputados estaduais  Alexandre Curi e Ney Leprevost, em conjunto com a Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e a Central da Força Trabalhista do Brasil (CFTB). No evento, mais de 600 trabalhadores de todas as regiões do Estado do Paraná foram homenageados pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido em suas áreas de atuação.

Indicado pela atuação como vice-reitor da UENP, o professor Ricardo Campos comentou sobre o evento promovido pela ALEP. “É um evento muito bonito. Todos os anos, a Casa de Leis do Paraná promove este reconhecimento coletivo aos trabalhadores do Paraná e foi uma honra fazer parte deste momento, nesta edição, recebendo este prêmio. É um reconhecimento pelos trabalhos de gestão na UENP, mas também da nossa Universidade como um todo, do trabalho na ciência, do nosso trabalho com a comunidade”, ressaltou.

O professor Rone Oliveira foi indicado, principalmente, pelo trabalho nos projetos “Estratégias para Prevenção e Combate à Dengue com o uso de drone”, “Decisão Sustentável e Avançada em Tecnologia de Aplicação – DESATA”, além de outras iniciativas em parceria com o Governo Federal, com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e empresas do setor agrícola. “Recebi a homenagem com muita alegria e pude compartilhar esta alegria com diversos trabalhadores de diferentes instituições que também receberam este reconhecimento público pelo trabalho, pela dedicação e, acima de tudo, pela responsabilidade com que têm tratado o assunto trabalho”, disse.

Segundo Rone, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido não é uma conquista individual, mas coletiva. “Esse prêmio não é apenas para mim, mas para todos os envolvidos: as equipes dos projetos, professores e orientados, além de pessoas que já passaram por aqui, neste trabalho com o ensino, a pesquisa e a extensão que nós desenvolvemos aqui na Universidade. A homenagem simboliza o valor do trabalho em equipe, da persistência e da paixão pelo que fazemos. Que possamos continuar inspirando excelência e impactando a nossa comunidade”, celebrou o professor.

DIA DO TRABALHADOR

O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é celebrado em vários países do mundo em 1º de maio, dia que é feriado no Brasil e em mais cerca de 80 países. Um passo marcante em direção às melhorias reivindicadas pelos trabalhadores foi dado justamente no dia 1º de maio de 1940, foi instituído o salário mínimo no país. No mesmo dia, um ano depois, em 1941, foi criada a Justiça do Trabalho. E, em 1º de maio de 1943, foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que acaba de completar 81 anos, compilou os primeiros direitos trabalhistas e também criou outras garantias.

A solenidade, transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais, pode ser assistida no canal do YouTube da Assembleia clicando AQUI.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp